29º Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

ABLAÇÃO TOPOGUIADA EM CASO DE DESCENTRAÇÃO APÓS LASIK

Objetivo

A evolução da tecnologia do excimer laser nos últimos anos trouxe diversas vantagens. Plataformas antigas apresentavam maior tempo de ablação e portanto maior susceptibilidade aos movimentos do olho e da cabeça do paciente, além de não possuírem sistema de eye tracking, aumentando o risco de ablações descentradas.
Trazemos aqui um caso de astigmatismo irregular e descentração de um paciente que realizou LASIK há cerca de 10 anos com o objetivo de mostrar o resultado do tratamento com ablação topoguiada.

Relato do Caso

Paciente K.V, sexo masculino , 33 anos, há cerca de 10 anos realizou LASIK , apresentando queixa de halos e glares.
Sua Acuidade Visual (AV) sem correção era de 20/100 na tabela de Snellen. Na refração estática apresentou medida de -1,50D esférico e -1,50D cilíndrico a 30°, alcançando AV de 20/30.
Apresentava astigmatismo irregular com aplanamento paracentral deslocado ínfero-temporalmente, além de aumento de aberrações de alta ordem, principalmente Coma oriundo da córnea.
Optou-se então por novo tratamento ablativo sem a modificação do flap, com um PTK de 50 micra seguido de ablação topoguiada com a abertura da zona óptica para 6,50 mm.
Após 8 meses, apresentou importante redução das aberrações de baixa e alta ordem, além de regularização e centralização do astigmatismo, o que refletiu em uma importante melhora da visão, da refração, AV e qualidade visual. Alcançou AV sem correção de 20/20 e melhora da qualidade visual medida pela sensibilidade ao contraste

Conclusão

Após a cirurgia refrativa, um baixo desempenho visual pode ser devido a haze, ilhas centrais ou a uma ablação descentralizada. As descentrações podem gerar glare, halos, perda de contraste, diplopia monocular e astigmatismo irregular. Descentrações tão pequenas quanto 0,2 mm aumentam significativamente as aberrações e, portanto, diminuem a qualidade óptica da imagem. Neste caso apresentado, a ablação topoguiada no tratamento da descentração resultou em melhora dos sintomas, refracional e das aberrações ópticas de alta ordem , além de melhora da acuidade visual e da qualidade de visão

Área

Geral

Instituições

Hospital Oculare - Alagoas - Brasil

Autores

LEONARDO AGUIAR, ABDORAL GOMES LIMA NETO, NERCY DOS SANTOS DE BARROS