29º Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇAO DA USABILIDADE DE UM APLICATIVO PARA PACIENTES COM GLAUCOMA.

Método

O objetivo do trabalho foi a criação e desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, para possibilitar a conscientização dos pacientes acerca do glaucoma, a adesão destes ao tratamento, bem como tirar suas dúvidas e possibilitar o arquivamento de exames e o esclarecimento interativo de suas dúvida. Além destes, houveram objetivos específicos que visaram o teste do funcionamento e usabilidade do aplicativo em pacientes do Hospital Geral do Exercito de Fortaleza. O aplicativo foi criado e desenvolvido em conjunto com o Laboratório de Inovação Tecnológica do Centro Universitário Christus (Unichristus), o qual foi autorizado pela Comissão de Ética em Pesquisa da Unichristus. Os voluntários desta pesquisa foram escolhidos por meio de uma amostragem por escolha racional, onde a seleção foi feita de forma não-aleatória, justificadamente ou não. Foi possível desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis, com finalidade de conscientizar os pacientes acerca do glaucoma, favorecer a adesão destes ao tratamento, bem como tirar suas dúvidas e possibilitar o arquivamento de exames e o esclarecimento interativo de seus questionamentos. Foram entrevistados 36 voluntários com média de idade de 51 anos (variando entre 22 e 69 anos), 56% do sexo feminino e 64% com nível superior de escolaridade, 31% com nível médio e 5% pós-graduados.

Resultado

Foi observado que a aplicação recebeu uma boa avaliação de usabilidade, obtendo escore SUS médio igual a 75,6 (com desvio padrão de 4,6). Além disso, também se pode afirmar, com 95% de confiança, que o escore SUS para essa população está entre 74,1 e 77,2 (com margem de erro igual a 1,6).

Conclusão

De acordo com a metodologia utilizada foi possível registrar grande aceitação dos pacientes ao aplicativo, que se revelou de fácil manuseio, com um layout interativo e descomplicado, que facilita muito o uso do aplicativo. Por outro lado, um ponto que merece ser atendido posteriormente é a usabilidade do aplicativo no modo offline.

Área

Geral

Autores

PAULO AUGUSTO MOREIRA MATOS, Gustavo Rabelo Borba, Letícia Albuquerque Cunha, João Crispim, Paula Carneiro Valente, Edgar Marçal