29º Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

Paralisia do nervo abducente por sífilis: Relato de caso

Objetivo

Apresentar por um relato de caso a paralisia do IV nervo craniano como uma das possíveis manifestações da neurossífilis e e ressaltar a importância das causas pós-infecciosas como a sífilis como diagnóstico diferencial

Relato do Caso

Homem, 62 anos procura atendimento médico em pronto atendimento de serviço oftalmológico com queixa recente de dor e diplopia em olho direito. Acuidade visual com correção 20/20 em ambos os olhos, motilidade ocular com limitação de abducente em olho direito, biomicroscopia e fundo de olho sem alterações significativas.
Exames solicitados: glicemia de jejum e HB1Ac normais; Anti-hiv, FAN e FR negativos; RNM: insulto lacunar discreto em região cerebelar esquerda(paciente refere AVCh cerebelar há 10 anos); FTA- ABS IgG reagente e VDRL:1:1.
Com a sorologia para sífilis positiva e o paciente negou algum tratamento prévio, foi indicado o tratamento com penicilina, presumindo que a etiologia da paralisia seja por neurossífilis como já foi documentado em outros relatos. Paciente também foi encaminhado ao neurologista que após o tratamento com antibiótico, iniciou corticoide oral, evoluindo com melhora dos sintomas e da diplopia.

Conclusão

A paresia ou paralisia isolada do VI nervo, apesar de apresentar quadro clínico de fácil observação, muitas vezes apresenta diagnóstico etiológico difícil, devendo sempre haver pesquisa clínica e neurológica completas. A paralisia de nervos cranianos por sífilis, principalmente em ordem decrescente de freqüência, VII, VIII, VI e II, embora seja mais raro deve ser sempre lembrada. Este relato de caso realça a importância da investigação de causas infecciosas de paralisa nervos cranianos principalmente no nosso meio aonde esta etiologia é ainda bastante prevalente .

Área

Geral

Instituições

Hospital de Olhos Leiria de Andrade - Ceará - Brasil

Autores

CECILIA RUFINO VERISSIMO, Pedro Javier Yugar, Aline Barbosa Pinheiro Bastos