29º Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

Glaucoma em paciente com Síndrome de Sturge-Weber: um relato de caso

Objetivo

Objetivo: relatar o caso de uma paciente com Síndrome de Sturge-Weber (também conhecida por angiomatose encefalotrigeminal) e glaucoma, diagnosticada durante consulta oftalmológica.

Relato do Caso

Relato de Caso: paciente feminina, 35 anos, casada e procedente de Sobral. A queixa principal foi cefaleia e astenopia e procurou serviço de oftalmologia para exame refracional. Em inspeção foi observado manchas em vinho do Porto estendendo-se sobre área correspondente à distribuição de ramos do nervo trigêmeo na face esquerda. Ao exame oftalmológico a acuidade visual C/C -1,00 DE em cada olho foi de 20\25 bilateral; a biomicroscopia evidenciou hemangioma episcleral e heterocromia de íris; a tonometria apresentou pressão intraocular de 10 mmHg em olho direito e 32 mmHg em olho esquerdo; mapeamento de retina dentro da normalidade em ambos os olhos. Como conduta foi indicado o uso de análogo de prostaglandina uma vez ao dia em olho esquerdo e encaminhamento ao neurologista para pesquisa de manifestações neurológicas. Paciente deve ficar em monitoramento da pressão intraocular.

Conclusão

Conclusão: A Síndrome de Sturger-Weber (SWW) é uma doença congênita não hereditária e considerada ainda rara. Se caracteriza por desordens cutâneas, neurológicas e oculares devido à malformações capilares faciais, angioma leptomeníngeo e anormalidades na vasculatura ocular. Dentre os achados clínicos mais comuns, encontram-se as manchas faciais em cor semelhante ao vinho do porto, convulsões e glaucoma. A ressonância nuclear magnética é o padrão ouro na identificação de anormalidades estruturais encefálicos. O diagnóstico precoce do glaucoma na SSW é essencial para o prognóstico visual favorável do paciente.

Área

Geral

Instituições

Universidade INTA-UNINTA - Ceará - Brasil

Autores

ALANA FERREIRA GOMES DIAS, REBECA DE ANDRADE COSTA, THAIS SOARES VIANA