29º Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

EFEITO DO ETORICOXIB NA ANGIOGENESE CORNEANA INFLAMATORIA

Método

Inibidores da ciclooxigenase (COX) já foram estudados previamente na angiogênese corneana inflamatória em modelos experimentais. No entanto, o etoricoxib, inibidor de COX tipo 2, ainda não foi estudado. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do etoricoxib sobre a angiogênese corneana inflamatória.
Os experimentos foram realizados de acordo com as diretrizes federais e institucionais aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa Animal da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com adesão à Declaração ARVO para o Uso de Animais em Pesquisa Oftalmológica e Visual. Dezesseis coelhos machos albinos da Nova Zelândia foram submetidos a uma cauterização pontual na periferia superior da córnea direita. Os animais foram alocados aleatoriamente em três grupos: Controle (amido de milho, n = 6); Prednisona (2mg / Kg, n = 5); e etoricoxib (20 mg / kg, n = 5). As drogas foram administradas oralmente uma vez por dia durante 21 dias. Foram feitas avaliações nos dias 3, 6, 9, 12, 15, 18 e 21, após a cauterização. Durante esses dias, foram capturadas imagens digitais da córnea de maneira padronizada. A resposta angiogênica foi medida utilizando um software que foi desenvolvido especificamente para este propósito, que avalia os seguintes parâmetros: Área de Neovascularização (AN); Comprimento Vascular Total (CV); Número de vasos sanguíneos (NV). Com base no parâmetro AN calculou-se a Taxa de Angiogênese (TA) e o Efeito Inibidor (EI) de cada tratamento em relação ao controle no 21º dia.

Resultado

Neste modelo, a resposta angiogênica seguiu um padrão bifásico: Proliferação (entre os dias 0 e 12) e Maturação (dos dias 12 a 21). Durante todas as avaliações, os três parâmetros medidos no grupo prednisona foram significativamente menores que o controle. Assim, a prednisona inibiu totalmente a angiogênese corneana inflamatória com uma TA de 0,02 ± 0,02 mm2 / dia. O efeito inibitório do etoricoxib, foi significativamente menor que o controle.

Conclusão

O etoricoxibe inibe a angiogênese corneana inflamatória parcialmente, principalmente durante a segunda metade do processo angiogênico.

Área

Geral

Instituições

Unichristus - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

GUSTAVO RABELO BORBA, Paulo Augusto Moreira Matos, Leticia Albuquerque Cunha, FRANCISCO VAGNALDO FECHINE JAMACARU, Manoel Odorico De Moraes Filho, Joao Crispim Moraes Lima Ribeiro