29º Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

Esclerite posterior associado a descolamento seroso de retina após quadro viral de Chikungunya: relato de caso

Objetivo

Relatar uma das manifestações oculares possíveis devido Chikungunya vírus, através da documentação científica dos achados evidenciados.

Relato do Caso

ASOM, feminino, 38 anos, sem comorbidades, chega ao ambulatório oftalmológico com queixa de baixa acuidade visual (BAV) em olho esquerdo (OE) há 2 semanas associado a dor principalmente durante mobilidade ocular. Refere história prévia de quadro agudo de febre e poliartralgia há 3 meses com cronificação das dores articulares desde então.
Ao exame ocular, apresentava acuidade visual com correção em OD de 20/20 e 20/200 em OE. Motilidade ocular preservada e na biomicroscopia apresentava apenas uma hiperemia conjuntival em OE. Na fundoscopia, OD sem alterações e em OE apresentava uma área elevada superior a papila, sem sinais de hemorragias ou exsudatos.
Nos exames laboratoriais; VDRL, FTabs, anti-HIV, FAN e FR negativos e sorologia para Chikungunya IGG positiva e IGM negativo pelo método de ELISA, confirmando quadro viral prévio.
Na angiografia encontramos na região superior a papila de OE área de lesão hiperfluorescente em “pin-points” com extravasamento sugestivo de descolamento seroso de retina, confirmado no OCT e na ultrassonografia ocular identificamos um espessamento escleral, sugestivo de esclerite posterior.
Foi iniciado corticoterapia com prednisona 1mg/kg/dia e prednisolona tópica e encaminhada para serviço de reumatologia na qual continuaram o tratamento.
Paciente retorna com melhora da dor e da acuidade visual chegando a 20/30 em OE e na fundoscopia vemos remissão do descolamento de retina seroso.

Conclusão

As manifestações oftalmológicas presentes durante ou após a doença sistêmica incluem uveíte anterior não granulomatosa, que é a manifestação mais comum, neurite óptica, retinite, panuveíte, coroidite, conjuntivite, episclerite e esclerite3,como apresentado neste relato.
Devido a incidência da febre da Chikungunya em nosso meio, devemos atentar sobre suas principais complicações oftalmológicas e considerar sempre como diagnóstico diferencial quando está associado a história clínica prévia de febre e poliartralgia.

Área

Geral

Instituições

Fundação Leiria de Andrade - Ceará - Brasil

Autores

PEDRO JAVIER YUGAR, Aline Barbosa Pinheiro Bastos, Lana Martins Menezes