29º Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

GONIOTOMIA COM KAHOOK DUAL BLADE (KDB) COMBINADA COM CIRURGIA DE CATARATA EM PACIENTES COM GLAUCOMA TRATADOS CLINICAMENTE: RESULTADOS INICIAIS.

Método

Trata-se de um estudo intervencionista e prospectivo realizado em pacientes de dois hospitais de Fortaleza, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Clínica Integrada de Olhos (CLIO). No qual, foram incluídos 12 olhos com GPAA, em tratamento clínico com colírios anti-glaucomatosos, e submetidos a cirurgia combinada de facoemulsificação e goniotomia com KDB. Foram analisados fatores como pressão intra-ocular (PIO) pré-operatória e pós-operatória, número de colírios pré e pós-operatório e complicações no período de 1 a 6 meses de acompanhamento pós-operatório.

Resultado

Entre 12 olhos submetidos à cirurgia, a PIO média foi reduzida de 17,5 ± 5,6 mmHg no pré-operatório para 11,7 ± 2,5 mmHg no sétimo dia de pós-operatório (PO), uma redução de 33%. Ao final do primeiro e do terceiro mês de PO, apresentaram PIO média, respectivamente, de 15,5 ± 5,6 mmHg (n=10) e 12,2 ± 2,3 mmHg (n=5). O número médio de medicações antiglaucomatosas foi reduzido de 2,7 ± 1,1 no pré-operatório para 1,4 ± 0,8 (n=10) no primeiro mês e 1,8 ± 0,4 (n=5) no terceiro mês de PO. Apenas um paciente possui acompanhamento de 6 meses de PO até a apresentação deste estudo, apresentando PIO final de 17 mmHg (PIO pré-operatória de 22 mmHg), com redução de 1 colírio. O evento pós-operatório mais frequente foi a presença de sangue a gonioscopia, com resolução espontânea ainda no primeiro mês em todos os casos. Nenhuma complicação grave foi observada até o momento.

Conclusão

A goniotomia com excisão da malha trabecular com o KDB pode ser uma cirurgia alternativa para os pacientes com glaucoma e catarata, reduzindo a PIO e o uso de medicamentos, com baixo índice de complicações.

Área

Geral

Instituições

HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

ANA TERESA DE ARAUJO MARQUES NOLETO, BRENO SANTOS HOLANDA