29º Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

Glaucoma congênito refratário: uma abordagem menos invasiva.

Objetivo

Apresentar uma abordagem alternativa a um caso de glaucoma congênito refratário, com indicação de implante de tubo de drenagem.

Relato do Caso

Paciente feminina, 16 anos, com glaucoma congênito bem controlado após duas cirurgias de trabeculectomia (TREC), há anos, em olho esquerdo. Foi encaminhada por apresentar descontrole da pressão intraocular (PIO), apesar da medicação máxima, nos últimos meses, e indicação de implante de drenagem valvulado (Ahmed). Ao exame inicial, apresentava acuidade visual (AV) nesse olho de 20/50, escavação de 0,4 x 0,4 e PIO de 28 mmHg com medicação máxima. Na biomicroscopia, apresentava duas iridectomias periféricas e duas bolhas de TREC císticas correspondentes. Na gonioscopia, foi observado um óstio interno pérvio e um óstio obstruído com sinéquias. Diante dessa obstrução, foi realizado sinéquialise com Yag laser, com abertura do mesmo e programado agulhamento com mitomicina 0,2 mg/ml. No terceiro dia de pós-operatório (agulhamento), a paciente apresentava PIO de 6 mmHg com 2 colírios antiglaucomatosos e, ao final de 1 mês, apresentava PIO de 9 mmHg sem colírios antiglaucomatosos, apenas lubrificantes, além de manutenção da AV e do campo visual prévios.

Conclusão

Esse caso mostra a importância de considerar abordagens menos invasivas em algumas situações, podendo se obter boa resposta com menor comorbidade.

Área

Geral

Autores

BRENO SANTOS DE HOLANDA, ANA TERESA DE ARAUJO MARQUES NOLETO