30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

Acometimento do nervo óptivo pelo vírus Chikungunya

Objetivo

Será relatado caso de paciente com baixa acuidade visual (BAV) inicialmente em um olho que evoluiu para ambos os olhos e história prévia de chikungunya há 1 ano e de neurite em membro inferior há 3 meses.

Relato do Caso

Ao exame, acuidade visual (AV) com correção em OD: movimento de mãos e em OE: conta dedos a 50cm. Biomicroscopia sem alterações. Fundoscopia com edema de papila em OD e OE sem alterações, sendo suspeitado neurite retrobulbar mais antigo em OE. Foi encaminhada à avaliação com neurologista de urgência, realizou ressonância magnética que mostrou espessamento de nervo óptico em AO e do quiasma óptico. Foram também realizadas sorologias para doenças infecciosas e punção lombar. Dentre os resultados, sorologia para chikungunya IgM positivo e liquor com pleocitose. A paciente foi tratada com corticoterapia sistêmica em pulso de metilprednisolona, dose imunossupressora. Posteriormente foi mantida prednisona VO com desmame lento. Após 1 mês do início do tratamento a paciente evoluiu com AV, com correção, de 20/30 -2 em OD e 20/30 em OE.

Conclusão

A chikungunya é uma doença emergente causada por um Alfavírus, da família Togaviridae, e transmitido pelo mosquito Aedes. É uma doença atualmente endêmica nas áreas tropicais das Américas.
O sintoma mais característico é a poliartralgia incapacitante. Sintomas oftalmológicos podem ser encontrados na fase aguda e crônica da doença.
Podem ocorrer episclerite, conjuntivite, ceratite, panuveite, paralisia de pares cranianos, glaucoma secundário, uveíte anterior, lagoftalmo, retinite, retino-coroidite, vitreite, vasculite oclusiva, descolamento exsudativo de retina e acometimento de nervo óptico. As afecções do nervo óptico são mais raras e de pior prognóstico. Ocorrem por mecanismo viral direto na fase aguda ou por reação imunomediada em fase mais tardia. A neurite óptica consiste na perda aguda ou sub-aguda da visão, dor a movimentação ocular e defeitos na distinção de cores. Pode ocorrer papilite unilateral ou bilateral, neurite retrobulbar e neuroretinite. Geralmente o prognóstico é bom quando iniciado corticoterapia nas fases iniciais.

Área

Oftalmologia

Autores

ALINE BARBOSA PINHEIRO BASTOS, Alana Andrade Neiva Santos, Nathalia Bruna Sousa Ribeiro Grangeiro