30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DAS PATOLOGIAS PRESENTES EM PACIENTES SUBMETIDOS AO HISTOPATOLÓGICO DE CONJUNTIVA

Objetivo

ANALISAR LAUDOS HISTOPATOLÓGICOS DA CONJUNTIVA DE PACIENTES SUBMETIDOS À BIÓPSIA EXCISIONAL EM UM SERVIÇO DE RESIDÊNCIA MÉDICA.

Método

ESTUDO RETROSPECTIVO, DESCRITIVO E QUANTITATIVO, NO QUAL FORAM ANALISADOS OS PRONTUÁRIOS DOS PACIENTES SUBMETIDOS AO HISTOPATOLÓGICO DE CONJUNTIVA NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2018 A JANEIRO DE 2019 EM UM SERVIÇO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DE OFTALMOLOGIA.

Resultado

A ANÁLISE DE 13 PRONTUÁRIOS DOS PACIENTES CUJAS LESÕES CONJUNTIVAIS FORAM SUBMETIDAS AO EXAME HISTOPATOLÓGICO EVIDENCIOU QUE 53,8% DAS LESÕES ERAM BENIGNAS. DENTRE ELAS, A MAIS PREVALENTE FOI O GRANULOMA (23%), SEGUIDO DE DOIS CASOS DE PTERÍGIO (15,4%) E DOIS NEVUS (15,4%). EM DOIS PACIENTES FOI CONSTATADO O DISGNÓSTICO DE MELANOSE PRIMÁRIA ADQUIRIDA. NAS DEMAIS LESÕES ANALISADAS, O CARCINOMA ESPINOCELULAR DA CONJUNTIVA FOI O TUMOR MALIGNO MAIS COMUM (15,4%). CONSTATOU-SE, AINDA, UM CASO DE LINFOMA (7,7%) E UM DE NEOPLASIA INTRA-EPITELIAL CÓRNEO-CONJUNTIVAL (7,7%).

Conclusão

LESÕES DE VÁRIAS ETIOLOGIAS PODEM ACOMETER A CONJUNTIVA, CUJO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL, ALGUMAS VEZES, PODE SER IMPRECISO APENAS PELO EXAME CLÍNICO. A TÉCNICA MAIS UTILIZADA PARA OBTENÇÃO DE MATERIAL PARA ELUCIDAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE UMA LESÃO CONJUNTIVAL É A BIÓPSIA EXCISIONAL, QUE POSSUI FUNÇÃO DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA. ALÉM DE FORNECER MATERIAL PARA O EXAME HISTOPATOLÓGICO, A EXCISÃO É, MUITAS VEZES, CURATIVA. NOS CASOS EM QUE ESTE PROCEDIMENTO, ISOLADAMENTE, NÃO É SUFICIENTE PARA EVITAR A RECIDIVA OU O DESENVOLVIMENTO DE METÁSTASES DO TUMOR, TERAPIAS ADJUVANTES COMO A QUIMIOTERAPIA, RADIOTERAPIA OU CRIOTERAPIA PODEM SER UTILIZADAS.
HÁ UM GRANDE NÚMERO DE LESÕES CONJUNTIVAIS, TANTO BENIGNAS COMO MALIGNAS. SE TARDIAMENTE IDENTIFICADAS, ALGUMAS SÃO CAPAZES DE ACARRETAR NÃO SOMENTE A PERDA DA VISÃO COMO, TAMBÉM, DO GLOBO OCULAR E DA VIDA. O HISTOPATOLÓGICO DE CONJUNTIVA CONTRIBUI PARA A ABORDAGEM CORRETA DAS LESÕES NOS PACIENTES AVALIADOS, FORNECENDO SUBSTRATO PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO APROPRIADOS.

Área

Oftalmologia

Autores

CAROLINE FRANCO MACHADO, Bárbara de Araújo Lima Dutra, Marina de Sousa Guedes, Isabelle Maria Oliveira de Sousa, Lara de Andrade Araripe, João Crispim Ribeiro