30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO TARDIA DOS RESULTADOS PRÉ E PÓS CIRÚRGICOS DE FACOTRABECULECTOMIA EM SEGUIMENTO DE 5 ANOS

Objetivo

Avaliar os resultados do tratamento cirúrgico simultâneo de pacientes com catarata e glaucoma com o seguimento igual ou superior a 5 anos.

Método

O estudo retrospectivo, de intervenção e analítico foi realizado no centro cirúrgico da Clínica de Olhos do Juazeiro no período de 2006 a 2012. Foram envolvidos na investigação 34 olhos de 29 pacientes com catarata senil e glaucoma primário de ângulo aberto, submetidos a facoemulsificação com trabeculectomia no mesmo tempo cirúrgico. Foi criado um escore de risco de dano glaucomatoso variando de 0 a 5 de acordo com os seguintes parâmetros: pressão intra-ocular, escavação do disco óptico, número de drogas que estavam sendo utilizadas para o tratamento do glaucoma e a idade do paciente em anos. A amostra foi de conveniência e pareada. Foi utilizado o teste de Wilcoxon pareado para a verificação de diferenças entre médias. Foi aceito p< 0,05 para a rejeição da hipótese de nulidade. O estudo foi aprovado pelo consultor ético da instituição e não fere os princípios da resolução 466 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultado

A média da acuidade visual foi significantemente maior após o seguimento de cinco anos (média pré-operatória 0,42 +/- 0,23 versus 0,62 +/- 0,29 – p=0,0031). A média dos escores de risco para dano glaucomatoso após seguimento de 5 anos de seguimento, foi significantemente menor quando comparado ao pré - operatório (média pré operatória: 9,47 +/- 1,61 versus 6,55 +/- 2,21 – media +/- desvio padrão da média teste utilizado: teste pareado de Wilcoxon) – p < 0,0001, considerado extremamente significante.

Conclusão

A facoemulsificação concomitante à trabeculectomia foi significantemente efetiva na melhora da acuidade visual e no risco de dano glaucomatoso após seguimento pós-operatório igual ou superior a cinco anos.

Área

Oftalmologia

Autores

MARIA TAIANNY GONÇALO DE SA, VÍTOR LUNA DE SAMPAIO, JOSIAS TEIXEIRA MARTINS, CARLOS TEIXEIRA BRANDT