30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Perfil socioeconômico de pacientes com glaucoma em um Centro de Referência Oftalmológico

Objetivo

Descrever o impacto do tratamento clínico do glaucoma na economia familiar e na qualidade de vida do paciente em um centro de referência oftalmológico.

Método

Estudo descritivo realizado a partir da aplicação de um questionário clínico e sociodemográfico em 30 pacientes, aplicados por residentes e acadêmicos de Medicina durante os meses de junho, julho e agosto de 2019 na Fundação Leiria de Andrade. Os dados foram analisados no Epi Info versão 3.5.2 para análise estatística.

Resultado

Participaram 30 pacientes, sendo 53,3% do sexo masculino. A idade média dos participantes foi de 58,6 anos, variando de 25 a 83 anos. Desses, 73,3% pacientes relataram receber até um salário mínimo, 20% entre um e dois salários mínimos e 6,7% mais que três salários mínimos. Além disso, 80% dos pacientes gastam mais que 100 reais por mês com colírios de glaucoma, 10% gastam entre 50 e 100 reais mensais e 10% gastam menos que 50 reais com o tratamento. Ademais, 26,7% pacientes afirmaram deixar de usar os colírios por falta de dinheiro e apenas 30% dos pacientes recebiam doações por parte do governo ou por terceiros para aquisição de medicamentos.

Conclusão

Conclui-se, de acordo com os dados analisados nesse estudo, que os pacientes estudados são pertencentes à parcela da população considerada de baixa renda, o que influi de maneira significativa na adesão efetiva ao tratamento antiglaucomatoso, devido ao alto custo que essas medicações possuem. Desse modo, observou -se que grande parte da renda mensal dos pacientes analisados era destinada a esse tratamento, cenário que corrobora ao reduzido engajamento desses indivíduos em fazer o tratamento adequado dessa doença ocular tão importante que pode levar a cegueira. Também foi demonstrado que o poder público deixa muito a desejar no tocante à assistência de colírios nos pacientes com esse tipo de patologia.

Área

Oftalmologia

Autores

PEDRO DUARTE BARRETO CASTILLO, JULIANA DE LUCENA MARTINS FERREIRA, JOÃO AUGUSTO LIMA BISNETO, MATHEUS CARVALHO VASCONCELOS, ALEXIS GALENO MATOS, LEIRIA DE ANDRADE NETO