30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Analise dos conhecimentos da população de Fortaleza acerca do glaucoma

Objetivo

Este estudo busca avaliar o conhecimento da população a respeito do glaucoma, identificar o perfil socioepidemiológico da doença, avaliar o nível de conscientização da população e quantificar o aprendizado da doença após passagem de filme educativo e explicativo sobre Glaucoma.

Método

Foi realizada uma pesquisa transversal, de caráter descritivo, não controlado, com participantes voluntários de uma campanha de prevenção de glaucoma em Fortaleza, Ceará, em maio de 2019. Realizou-se dois questionários: um antes e um após um filme de caráter educativo naqueles pacientes que aceitaram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados dos questionários foram padronizados no Excel e avaliados posteriormente pelo software SPPS versão 23.0.

Resultado

Foram preenchidos 153 formulários. Do total, 122 foram elegíveis para análise dos dados. Desses, 56 foram aplicados antes do vídeo e 56 após o vídeo. 64% dos participantes eram mulheres e 36% eram homens. Em relação à escolaridade, 33% possuíam Ensino Médico Completo, 60% Ensino Superior Completo e 3% Ensino Fundamental Incompleto. 75% afirmava não ter Glaucoma. Inicialmente, 82% afirmou que a história familiar era relevante nos casos de Glaucoma. Ao final do vídeo, 92% responderam como verdadeiro. 5% dos participantes responderam, no início, que não era possível ter glaucoma e não saber. Após o vídeo, 100% afirmou que era possível ter Glaucoma e não saber. Além disso, com relação ao tratamento, antes do vídeo, 10% respondeu que não havia tratamento específico para o Glaucoma. Ao final, somente 3,5% respondeu que não havia tratamento.

Conclusão

Foi possível perceber um aumento do número de respostas corretas ao se analisar as resultados de antes da exibição do vídeo explicativo e após exibição. Dessa forma, o vídeo educacional contribuiu para o aumento do conhecimento da população acerca do Glaucoma. Apesar de a amostra ser pequena, a população tinha escolaridade variada, idade e classe social heterogênea. Foi visto, ainda, que os vídeos sobre o Glaucoma podem ser uma boa medida para promover educação em saúde.

Área

Oftalmologia

Autores

LUCAS ALMEIDA LINHARES, CAROLINE LOPES ARAGÃO DE MACEDO, JOÃO AUGUSTO LIMA BISNETO, CARLOS RODRIGO DAMASCENO FEITOSA, KARINE ESTÉFANE GONÇALVES, JULIANA DE LUCENA MARTINS FERREIRA