30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Kahook Dual blade: uma nova abordagem no tratamento do glaucoma

Objetivo

Avaliar os resultados da cirurgia de glaucoma com microincisão (MIGS) usando trabeculectomia ab-interno com a lâmina Kahook Dual Blade realizadas num serviço particular de oftalmologia dentro do período de 1 ano (2018 a 2019)

Método

Este estudo observacional avaliou pacientes portadores de glaucoma primário de ângulo aberto submetidos à trabeculectomia pela técnica de Kahook Dual Blade entre 2018 e 2019 em uma clínica particular de Juazeiro do Norte-CE. Os dados coletados foram sexo, idade, número de medicamentos antiglaucomatosos, número de colírios e PIO. Os critérios de inclusão foram idade maior que 18 anos com diagnóstico de glaucoma primário de ângulo aberto e seguimento mínimo de pelo menos 1 mês após a cirurgia.

Resultado

Foram avaliadas as evoluções de 16 cirurgias envolvendo 14 pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto. Dos pacientes, dois (14,28%) eram do sexo masculino e 12 (85,71%) eram do sexo feminino. A média das idades entre os pacientes foi de 77,06 anos. A média da PIO e do número de drogas antiglaucomatosas em uso no pré-operatório foi de 18,9 mmHg e 2,62 drogas e com 6 meses de pós-operatório a média da PIO foi de 15,4 mmHg (redução de 18,51%) e a média das drogas foi de 1,1 (redução de 58,01%). Nos diferentes momentos avaliados do pós-operatório, as médias da PIO e do número de medicações em uso mantiveram-se inferiores aos valores das médias do pré-operatório.

Conclusão

Portanto, a trabeculectomia pela técnica de Kahook Dual Blade é uma opção válida na abordagem cirúrgica do glaucoma, reduzindo de forma eficiente e segura a PIO e a necessidade de medicações para baixar a PIO

Área

Oftalmologia

Autores

FRANCISCO AIRTON MACEDO JUNIOR, Vítor Luna de Sampaio, Josias Teixeira Martins, Carlos Teixeira Brandt