Dados do Trabalho
Título
Correlação psiquiátrica em pacientes com glaucoma
Objetivo
Avaliar a relação entre glaucoma e sintomas depressivos.
Método
No estudo, foram incluídos pacientes glaucomatosos da Fundação Leiria de Andrade, sendo aplicado questionário da Escala de Depressão Geriátrica (EDG-15), estabelecendo um ponto de corte de 5/6, associado aos fatores de risco, quadro oftalmológico e tratamento do glaucoma.
Resultado
Foi avaliado um total de 20 pacientes, dentre os quais 8 eram do sexo masculino e 12 do sexo feminino. A idade dos pacientes variou entre 37 a 89 anos (média de 67,8 anos). A média na EDG-15 foi de 4,4, em que 30% dos pacientes apresentaram pontuação maior que cinco. Em relação ao tempo de diagnóstico, 20% dos pacientes com menos de um ano de diagnóstico apresentaram EDG-15>5, enquanto nos pacientes com mais de dez anos de diagnóstico esse percentual foi de 50%. Dentre os pacientes com AV 20/20 a 20/80 no melhor olho, 16,6% apresentaram mais de cinco pontos da EGD-15, comparando-se com 100% nos pacientes com AV do melhor olho entre 20/80 a 20/200.
Conclusão
Na amostra estudada foi observada elevada frequência de sintomas depressivos, principalmente nos grupos de maior tempo de diagnóstico e de menor acuidade visual.
Área
Oftalmologia
Categoria
Resumos
Autores
JOSE DE PAULA BARBOSA NETO, Matheus Carvalho Vasconcelos, Luís Eduardo Reis Amaral, Amanda Galdino Carneiro, Lise Queiroz Lima Verde, Alexis Galeno Matos