30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

MULHER COM 39 ANOS DE IDADE COM PERDA VISUAL SÚBITA: SÍNDROME DOS MÚLTIPLOS PONTOS BRANCOS EVANESCENTES (MEWDS) UM RELATO DE CASO

Objetivo

RELATAR UM CASO CLINICO DE UMA PACIENTE DE 39 ANOS COM SÍNDROME DOS MÚLTIPLOS PONTOS BRANCOS EVANESCENTES (MEWDS) COM MELHORA ESPONTÂNEA DA ACUIDADE VISUAL.

Relato do Caso

Mulher, 39 anos, sem comorbidades, compareceu ao Instituto Cearence de Oftalmologia com baixa acuidade visual súbita unilateral, após pródromos virais iniciados há 1 semana. Acuidade visual sem correção (AVSC) de 20/60 em olho direito (OD) e 20/200 em olho esquerdo (OE). Apresentava ao exame de fundo de olho múltiplos pontos brancos em polo posterior até media periferia em olho direito e lesão de aspecto cicatricial em olho esquerdo. Realizado diagnóstico diferencial das “White dots Syndrome” em particular MEWDS como principal hipótese diagnostica. Submetida exames complementares como retinografia grande angular, autofluorescencia, angiografia fluorescente, OCT, campo visual, microperimetria e AngioOCT. Exames laboratoriais (incluindo sorologias) sem alterações. Optado por conduta expectante e após 7 semanas a paciente apresentou melhora importante da AVSC (20/30 OD e 20/200) com exames próximos da normalidade.

Conclusão

Caso clínico compatível com o diagnóstico de MEWDS, patologia comum em pacientes jovens com doenças virais prévias. Os principais achados do exame físico ocular incluem a baixa acuidade visual (súbita) e à fundoscopia a presença múltiplas lesões brancas localizadas em pólo posterior. A evolução geralmente é benigna, com melhora espontânea da acuidade visual. Os inúmeros diagnósticos diferenciais existentes para esta patologia, bem como a melhora da acuidade visual sem intervenções farmacológicas tornam este caso clinico importante meio de aprendizado para o meio cientificando.

Área

Oftalmologia

Autores

ALLAN VICTOR DOS SANTOS GONÇALVES, JOÃO CRISPIM, ANYSSA BRILHANTE AIRES MONTENEGRO