30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da necessidade de aplicativos móveis em emergências oftalmológicas.

Objetivo

As queixas oculares são uma das principais causas de atendimento nas emergências, necessitando de uma conduta adequada. Com o intuito de associar o conhecimento tecnológico ao manejo clínico, fez-se necessário o desenvolvimento de um aplicativo direcionado a conduta oftalmológica, que necessitaria da avaliação de usuários para o estabelecimento dessa ferramenta no âmbito clínico. Esse estudo tem como objetivo identificar as dificuldades no atendimento de pacientes com queixas oftalmológicas que estão presentes nas unidades de emergências médicas, assim como, avaliar a susceptibilidade dos profissionais a utilizarem uma tecnologia diante de uma emergência ocular.

Método

Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, o qual foram preenchidos 58 questionários, respeitando-se os critérios de inclusão e exclusão, sendo distribuídos para acadêmicos de medicina do 5 ao 8 semestre, os quais cursaram o módulo de oftalmologia, e médicos. O questionário abrange 16 perguntas de múltiplas escolhas, com a finalidade de obter respostas relacionadas com a vivência e a experiência dos voluntários, acadêmicos de medicina e médicos. Dentre as questões, avaliou-se a relevância de aplicativos acerca do tema emergências oftalmológicas, o interesse dos usuários em utilizar essa ferramenta e fatores que poderiam impedi-los de utilizar essa tecnologia.

Resultado

Entre os 58 questionários respondidos, a maioria, entre médicos (90%) e estudantes de medicina (95%), concorda que há uma carência do conhecimento oftalmológico acerca das tecnologias móveis. Além disso, a maioria do médicos (80%) e estudantes (70%) usariam o aplicativo para auxiliar no diagnóstico e conduta nas emergências oftalmológicas. Assim, podemos verificar com os resultados que a maioria dos usuários, tanto médicos quanto estudantes de medicina, apresentam interesse em utilizar aplicativos com informações em saúde.

Conclusão

Verifica-se que o desenvolvimento de aplicativos móveis, relacionados a pesquisas científicas, é importante, pois auxilia os profissionais na conduta diagnóstica nas emergências oftalmológicas.

Área

Oftalmologia

Autores

SARAH GONZALEZ DE ANDRADE, Larissa Cristina Paula Amorim, Fabiana Romero De Arruda, Mariana Studart Mendonça Gomes, João Crispim Moraes Lima Ribeiro