30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

EFEITO DA CICLOFOTOCOAGULAÇÃO NA PRESSÃO INTRA-OCULAR DE PACIENTES COM GLAUCOMA PÓS-TRANSPLANTE DE CÓRNEA

Objetivo

Avaliar o efeito da ciclofotocoagulação na pressão intra-ocular(PIO) de pacientes com glaucoma pós-transplante de córnea (GPTC) refratários ao tratamento medicamentoso.

Método

Estudo transversal onde se avaliou a redução da PIO de pacientes com GPTC após a realização de ciclofotocoagulação com laser diodo. Foram incluídos na amostra pacientes com idade maior ou igual a 18 anos, PIO maior que 21 mmHg utilizando usando mais de três drogas anti-glaucomatosas, mais de 4 meses pós-ceratoplastia penetrante, qualquer acuidade visual. Os procedimentos foram realizados ambulatorialmente, por uma única médica, estando o paciente em decúbito dorsal, a sonda do aparelho posicionada a 1,5mm do limbo e nomínimo de 10 disparos realizados em 180 graus superiormente, poupando as regiões de 3 e 6 horas,com potência de 1500mW a 2000mW e duração de 2ms. O retratamento foi realizado nos 180º inferiores quando necessário no 30º dia após a primeira sessão.A Pio foi avaliada no pré, 7, 15 , 30 , 45, 60 e 120 dias.

Resultado

Foram incluídos 5 pacientes ao todo no estudo, totalizando 6 olhos. A média de idade foi de 70,1 anos (27 a 85 anos). Ao início do estudo a média de drogas utilizadas foi de 4,6 drogas antiglaucomatosas , o que foi reduzida para 2,1 ao final do estudo. A média da PIO inicial foi de 47,6 mmHG, que foi reduzida para 40,3 mmHG após o tratamento. Dois olhos mantiveram PIO menor igual a 21mmHg nos 120 dias de avaliação. A maioria dos pacientes mantiveram suas acuidades visuais (AV) ao final do acompanhamento e um paciente melhorou a AV.

Conclusão

A ciclofotocoagulação é um procedimento seguro, menos invasivo que a trabeculectomia e surge como alternativa para redução da PIO de pacientes com Glaucoma pós-transplante de córnea (GPTC). Estudos maiores, com um maior número de casos se faz necessário para ratificar nossos achados.

Área

Oftalmologia

Autores

ARYLA DE ALMEIDA SILVA, ARYLA DE ALMEIDA SILVA, DÁCIO DE CARVALHO COSTA CARVALHO COSTA, DÁCIO DE CARVALHO COSTA CARVALHO COSTA