30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RECONSTRUÇÃO TOTAL DE PÁLPEBRA SUPERIOR COM RETALHO DE CUTLER-BEARD.

Objetivo

Descrever uma série de 15 pacientes com lesões em plano total de pálpebra superior secundárias à ressecção de neoplasias malignas cutâneas não-melanoma submetidos à reconstrução com retalho de Cutler-Beard.

Relato do Caso

A reconstrução de defeitos em plano total da pálpebra superior objetiva uma perfeita proteção da córnea e boa qualidade estética com sequela aceitável na área doadora em uma pálpebra reconstruída com boa mobilidade. Nos casos em questão, o tipo de procedimento realizado foi o de Cutler-Beard, que consiste em um retalho cutâneoconjuntival, permitindo a reconstrução da lamela posterior e anterior em defeitos de plano total da pálpebra superior e apresentando como principais vantagens a reconstrução das duas lamelas com tecido semelhante em cor e textura. Das 15 lesões avaliadas, 12 eram do tipo histológico carcinoma basocelular, duas do carcinoma espinocelular e uma carcinoma metatípico. As cirurgias foram realizadas em 2 tempos, sendo uma média de tempo entre o primeiro e o segundo de 21 dias. Após isso, todos os retalhos apresentaram-se completamente viáveis. Foi observado que cinco pacientes apresentaram ectrópio no pós-operatório tardio, os quais foram corrigidos com enxerto de cartilagem conchal, em três casos, ou cantopexia lateral, em dois casos, não tendo apresentado recidivas. Um paciente apresentou retração importante do retalho, com exposição de córnea, tendo sido submetido a um segundo procedimento de Cutler-Beard, com boa evolução. Todos os pacientes apresentaram boa acuidade visual após o segundo tempo do procedimento.

Conclusão

O retalho em ponte de Cutler-Beard apresenta-se como a principal opção na reconstrução dos graves defeitos da pálpebra superior, apresentando boa cobertura cutânea, ausência de formação de entrópio até o momento e boa acuidade visual após o segundo tempo do procedimento de todos os pacientes neste caso.

Área

Oftalmologia

Autores

AMANDA DE ANDRADE CAVALCANTE, MARESSA CAVALCANTE FERNANDES DE ALBUQUERQUE, MARCUS VINÍCIUS PONTE DE SOUZA FILHO