30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DE UVEÍTE E VARIÁVEIS EPIDEMIOLÓGICAS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ESPONDILOARTRITES

Objetivo

Analisar a prevalência de uveítes em pacientes com diagnóstico de espondilite anquilosante, acompanhados no ambulatório de espondiloartrites de um hospital terciário do estado do Ceará.

Método

Estudo transversal e quantitativo realizado em um hospital de atenção terciária do estado do Ceará durante os meses de abril e maio. Foi utilizado um questionário próprio, auto aplicável, para coleta de dados sociodemográficos e clínicos. O questionário foi aplicado em pacientes portadores de espondilite anquilosante, sendo excluídos aqueles menores de 18 anos ou que não tinham confirmação diagnóstica. O termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) foi devidamente empregado.

Resultado

A amostra foi composta de 100 pacientes, sendo a maioria do sexo masculino (72%), com média de idade 42,82 anos ± 13,06 e de raça branca (41%). Considerando outras variáveis epidemiológicas, 69% dos participantes tinham mais de sete anos de escolaridade e 34% possuíam alguma profissão. Oitenta e oito por cento faziam tratamento com biológicos e a média de tempo de diagnóstico da doença foi de 11,41 anos ± 9,32. Vinte e três por cento tinham história de tabagismo. Em relação ao diagnóstico de uveíte, 28% relataram ter apresentado a doença pelo menos uma vez.

Conclusão

O estudo mostrou uma prevalência de 28% de uveíte nos pacientes com espondilite anquilosante. Esses dados se assemelham ao observado na literatura internacional, o que pode refletir, por um lado, a intensa herança genética européia no nordeste brasileiro e por outro, o papel terciário deste serviço como referência no Ceará para esse tipo de situação.

Área

Oftalmologia

Autores

AMANDA ALEXIA RODRIGUES VIEIRA, ADAH SOPHIA RODRIGUES VIEIRA, GUILHERME LOPES PEREIRA, JOÃO GUILHERME FARIAS DE SÁ GOMES, REJANE MARIA RODRIGUES DE ABREU VIEIRA, JAILTON VIEIRA SILVA