Dados do Trabalho
Título
FUNDOSCOPIA DE ESTUDANTE PARA ESTUDANTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Objetivo
O trabalho visa avaliar a utilização de modelos sintéticos no processo de ensino do exame de fundoscopia e relacioná-los com o melhor desempenho técnico-teórico dos alunos, por meio da vivência ativa de uma prática médica fundamental para a conduta clínica.
Método
A oficina foi conduzida por alunos da Liga de Oftalmologia da Universidade de Fortaleza, previamente capacitados pelo professor orientador. Quinze alunos de diferentes faculdades se inscreveram para a atividade. Na primeira etapa foi realizada uma capacitação teórica sobre o exame de fundo de olho com duração de 40 minutos. Em um segundo momento, os participantes foram para capacitação prática com a utilização de um modelo artificial de fundoscopia (Eye Examination Simulator®).
Resultado
O uso do simulador permitiu aos alunos uma compreensão mais rápida dos conceitos básicos para domínio da técnica e também tornou possível a identificação de alterações oculares características de doenças prevalentes em curto espaço de tempo que não seria possível de outra maneira. Os alunos puderam vivenciar a técnica em todos os seus aspectos devido a possibilidade de repetição dos passos do exame e ainda a disponibilidade de variações de graus de dificuldade, como o tamanho da abertura pupilar. O papel de tutor exercido pelo alunos da Liga foi melhor facilitado no modelo simulado do que seria com pacientes reais e ainda permitiu a discussão dos achados e repetição de um determinado passo quantas vezes fosse necessária. Todos os participantes concordaram que o modelo sintético tornou a aula mais didática e eficaz.
Conclusão
A utilização do simulador de fundoscopia, Eye Examination Simulator® tornou o aprendizado da técnica mais fácil, mais sistematizado e mais eficaz. A ferramenta também permitiu a discussão de achados de doenças como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica, sem a necessidade de examinar um grande número de pacientes. Os alunos se sentiram mais seguros para a prática do exame na consulta clínica após o uso do simulador.
Área
Oftalmologia
Categoria
Resumos
Autores
ADAH SOPHIA RODRIGUES VIEIRA, BÁRBARA CARNEIRO DE HOLANDA, CAROLINE DE MENEZES GUERRA, MARIA CLARA CORREIA FORTES, THIAGO MATOS ALBUQUERQUE FONSECA, JAILTON VIEIRA SILVA