30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

Perfil de atendimento de um centro especializado em oftalmologia em Fortaleza-CE.

Objetivo

Estabelecer o perfil epidemiológico dos pacientes adultos atendidos em um centro especializado em oftalmologia em Fortaleza-CE.

Método

Estudo descritivo retrospectivo de análise de prontuários médicos de pacientes atendidos em um hospital especializado em doenças oftalmológicas. Foram atendidos aproximadamente 66 mil pacientes no ano de 2018. Após a utilização do cálculo amostral, com p=5% e intervalo de confiança de 95% chegamos ao valor de n=382 para a coleta. Os dados foram tratados e analisados no Microsoft Excel 2011. Esse projeto foi submetido no comitê de ética em pesquisa da Unichristus.

Resultado

Do total de paciente avaliados, 318 eram adultos, dos quais 58% eram do sexo feminino e 42% do sexo masculino. A maioria dos pacientes atendidos neste período eram conveniados a algum plano de saúde, sendo responsáveis por 98% dos atendimentos totais. A média de idade da população assistida no hospital corresponde a 41,6 anos e desvio padrão 15,2.
Os resultados do estudo apontam que os processos infecciosos/inflamatórios foram a principal razão da demanda de urgência, incluindo diagnósticos, como conjuntivite(48,7%), calázios/hordéolos(7%), blefarite(6%) e ceratites ou lesões por lente de contato(3,77%). Seguido por trauma ocular, em que predominou presença de corpo estranho(8,4%) e hiposfagma(6%).
Outros motivos, como alergias oculares(3,1%), catarata(1,5%), olho seco(0,9%) e pterígio(0,6%) também foram relatadas.

Conclusão

A análise do perfil epidemiológico é de grande importância para uma avaliação crítica sobre as prevalências das patologias oculares, seu correto diagnóstico e o acesso dos pacientes a esses centros especializados. Em nosso estudo, percebemos a prevalência de doenças infecciosas/inflamatórias, seguindo por afecções traumáticas. A maioria das patologias correspondem a um grupo de doenças de tratamento simples, podendo ser diagnosticadas e tratadas a nível primário ou secundário. Um fator importante a ser levado em consideração é o perfil socioeconômico dos pacientes avaliados, no qual predominou os atendimentos conveniados a planos de saúde.

Área

Oftalmologia

Autores

CAROLINE LOPES ARAGAO DE MACEDO, KALLINE QUEIROGA DE CARVALHO ALBUQUERQUE, MATHEUS BICO NOGUEIRA, LARISSA LOGRADO AGUIAR, JULIANA DE LUCENA MARTINS FERREIRA