30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

Cirurgia de catarata assistida por laser de femtossegundo em olhos com instabilidade zonular do cristalino

Objetivo

Descrever os resultados da cirurgia de catarata assistida por laser de femtossegundo em olhos com comprometimento zonular.

Método

Série de casos retrospectivos não comparativos de cirurgia de catarata assistida por laser de femtossegundo em olhos com instabilidade zonular ou com instabilidade do cristalino. Os prontuários médicos dos pacientes foram revisados e os seguintes dados foram registrados: acuidade visual (AV) com melhor correção pré e pós-operatória, diagnóstico prévio e extensão do comprometimento zonular. Os relatórios cirúrgicos também foram revisados, sendo registrados a finalização da capsulorrexe assistida por femto, o padrão de fragmentação do cristalino, as manobras cirúrgicas adicionais necessárias, como implante de anel de tensão capsular (ATC) e uso de ganchos capsulares, e as complicações intraoperatórias relacionadas ou não ao femto. As principais medidas de resultado incluíram a conclusão bem-sucedida da capsulorrexe curvilínea contínua (CCC), o local de implante e a centralização da lente intraocular (LIO). As medidas de desfecho secundário incluíram desfechos visuais pós-operatórios e complicações intra e pós-operatórias.

Resultado

Foram inclusos 12 olhos (10 pacientes). A idade média foi de 53 ± 22 (6-79) anos e a duração média do seguimento foi de 112 ± 78 (14-285) dias. A CCC foi concluída em 9 olhos (75%). Em 7 casos (58,3%), a técnica de fragmentação foi realizada com um cilindro central combinado com dois chops. O saco capsular foi preservado íntegro em 9 casos (75%), sendo 5 deles (41,6%) com auxílio do ATC. Em 3 casos, a LIO não pôde ser implantada no saco, apesar do uso do ATC. No pré-operatório, apenas 4 dos 12 casos (33,3%) apresentavam AV corrigida de 20/40 ou melhor. Já na última consulta de acompanhamento, 10 olhos (83,3%) apresentavam AV corrigida de 20/40 ou melhor (P <0,05). A vitrectomia anterior ocorreu em 3 olhos.

Conclusão

O laser de femtossegundo é uma ferramenta valiosa que pode maximizar o sucesso da CCC, da fragmentação do cristalino e da preservação do saco capsular em casos de comprometimento zonular e de patologias do segmento anterior.

Área

Oftalmologia

Autores

CAROLINA LYRA BARREIRA CARNEIRO, Bárbara de Araújo Lima Dutra, Anyssa Brilhante Aires Montenegro, Mariana Studart Mendonça Gomes, Thiago Barros de Oliveira, João Crispim