30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Conjuntivite gonocócica unilateral em adulto – Relato de caso

Objetivo

Relatar um caso, diagnosticado em hospital de pequeno porte no interior do Piauí, de conjuntivite mucopurulenta hiperaguda em adulto.

Relato do Caso

Adulto, 27 anos, masculino, natural e residente de Piripiri-PI, buscou atendimento com queixa de secreção mucopurulenta de início hiperagudo há 2 dias, baixa da acuidade visual e dor de leve intensidade. Referia também histórico de uretrite há 2 semanas. Ao exame, apresentava hiperemia bulbar difusa, quemose moderada, edema palpebral, secreção em grande quantidade e opacidade na região paracentral corneana. Frente ao quadro oftalmológico hiperagudo e à história epidemiológica do paciente, foi iniciado tratamento hospitalar empírico contra gonococo com ceftriaxona 1g intramuscular, dose única. Ademais, foram realizadas lavagens com soro fisiológico (0,9%) no olho acometido, além de analgesia. Paciente segue com quadro de melhora e cicatrização corneana sem leucoma.

Conclusão

Este relato demonstra complicações graves que podem decorrer da conjuntivite gonocócica em adultos, a qual, embora não muito rara em países subdesenvolvidos, permanece negligenciada pela grande maioria dos oftalmologistas. Resta evidenciada a grande importância da anamnese, a qual permite suspeitar da origem venérea do agente etiológico.

Área

Oftalmologia

Autores

ALLEN LOPES DE BARROS, WYLSTON DE MORAES CALDAS FILHO, JOSÉ RIBAMAR FERNANDES FILHO