30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO MULTICÊNTRICO PARA AVALIAÇÃO DA RETINOPATIA DIABÉTICA EM INDIVÍDUOS ADULTOS COM DIABETES TIPO 1

Objetivo

Este estudo objetiva estimar a prevalência de Retinopatia Diabética em Diabetes Mellitus tipo 1 e/ou LADA no estado do Ceará, além de avaliar fatores de risco para o desenvolvimento da complicação e a gravidade dos pacientes que são acometidos pela Retinopatia Diabética.

Método

Trata-se de um corte-transversal em que participaram 101 pacientes com mais de 18 anos e diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 1 de longa evolução. Entretanto, 20 pacientes foram excluídos da análise final por falta de comprovação do exame oftalmológico. Aspectos demográficos, clínicos e laboratoriais foram avaliados através de questionário estruturado. Dados do exame oftalmológico foram coletados de prontuários.

Resultado

Observamos uma prevalência de 33% de Retinopatia Diabética em pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 1 no estado do Ceará. Tal complicação foi mais associada a doentes com maior idade (p=0,004), maior tempo de DM1 (p<0,001), controle metabólico inadequado e principalmente, níveis aumentados de creatinina (p=0,011). Foi observado que pacientes com episódios de hipoglicemia grave apresentavam maior prevalência de RD. Ainda, foi constatada uma maior presença de perda de visão e outras patologias oculares em pacientes com RD. Além disso, não foi observado diferenças significativas entre aspectos sociais e demográficos em pacientes com RD, porém, uma associação importante entre RD e nefropatia diabética, conforme o descrito na literatura, foi observada.

Conclusão

Este estudo demonstra a alta prevalência de RD em nosso meio, e associação da mesma com outras doenças oculares. Confirma também a necessidade de rastreamento da doença principalmente em pacientes com maior tempo de doença e controle metabólico inadequado e outras complicações do DM, como a nefropatia.

Área

Oftalmologia

Autores

JOAO AUGUSTO LIMA BISNETO, MATHEUS PONTES PARENTE TRAVASSOS, IGOR TORRES DIAS, CRISTINA FIGUEIREDO SAMPAIO FAÇANHA, MARCIA BENEVIDES DAMASCENO, ADRIANA COSTA FORTI