30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Dados do Trabalho


Título

Retinose pigmentar setorial associado a buraco lamelar: relato de caso.

Objetivo

Relatar um caso atípico de retinose pigmentar setorial associado a buraco lamelar apresentando seus aspectos clínicos e exames de imagem, bem como seu seguimento com métodos de visão subnormal.

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino, 27 anos, natural e procedente de Mossoró-RN, atendida no Hospital Geral de Fortaleza com queixa de baixa acuidade visual bilateral progressiva em ambos os olhos e nictalopia. Negava comorbidades. Ao exame oftalmológico apresentava acuidade visual referida com melhor correção de 20/80 em olho direito e 20/100 em olho esquerdo. Ao exame biomicroscópico do segmento anterior não apresentava alterações e pressão intraocular medida com tonômetro de aplanação de Goldman de 13mmHg bilateral. À retinografia observou -se papila corada com atrofia peripapilar temporal, atenuação vascular em arcada temporal inferior e retina rarefeita nessa mesma região, mácula pigmentada com centro mais denso em ambos olhos. Ao OCT de OD alteração difusa das camadas externas com diminuição da espessura retiniana central e principalmente inferior. Em OE buraco macular lamelar e diminuição da espessura das camadas central e inferior. À angiografia em ambos olhos viu -se área hiperfluorescente seguindo arcada temporal inferior bem delimitada, hiperfluorescência temporal à papila. Após diagnóstico optou -se pelo encaminhamento ao ambulatório de visão subnormal onde se pôde verificar além da baixa acuidade visual também alteração na visão de cores e melhora da visão através de auxílios: AV com telescópio (4x12) de 20/40 e para perto com uso de lupa visão de 1M com boa velocidade de leitura. A paciente mantém seguimento no serviço para se acompanhar sua evolução clínica.

Conclusão

Retinose pigmentar (RP) setorial é uma apresentação atípica do grupo da retinose pigmentar caracterizando-se pelas alterações que se confinam a um quadrante retiniano. Pode associar-se a outras alterações e no presente caso relatamos a associação com buraco lamelar. Ainda, mostra-se a importância do uso de recursos de visão subnormal para garantir melhor qualidade de vida aos pacientes com essa patologia.

Área

Oftalmologia

Autores

ARTHUR MAERLLYSSON ALVES PEREIRA, Nayara Queiroz Cardoso Pinto , Romano Ramalho Vasconcelos