30° Congresso Cearense de Oftalmologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

BAIXA DA ACUIDADE VISUAL SÚBITA EM USUÁRIO DE LENTES DE CONTATO NA MONOVISÃO: RELATO DE CASO

Objetivo

Demonstrar que a baixa da acuidade visual em pacientes usuários de lentes de contato pode estar associada à troca das lentes entre os olhos.

Relato do Caso

CAA, 66 anos, usuária de lente de contato (LC) silicone hidrogel (monovisão), olho direto (OD) para longe e olho esquerdo (OE) para perto, há aproximadamente 15 anos, chega ao consultório médico, em agosto/2019, com queixa de baixa da acuidade visual ao usar novo par de lentes. No momento, fazia uso de higienização das bordas palpebrais e lubrificante, sem demais alterações na história clínica. Durante a consulta, na realização da sobrerefração com a lente em uso, apresentou OD +0,75 e OE sem melhora da acuidade visual (AV). Cogitando-se a hipótese de troca de lentes entre os olhos pela paciente, as LC foram reposicionadas no consultório médico, sem melhora da AV em ambos os olhos. Diante disso, foi suspeitado o uso de ambas as lentes do grau do OD. Repetimos, então, a refração da paciente, a qual apresentou acréscimo de +0,75 no grau de longe do OD e nenhuma alteração no grau de perto do OE. Logo, readaptamos as LC conforme orientação da báscula inicial, apresentando acuidade visual (AV) final de 20/30 J1.

Conclusão

Desse modo, ratifica-se a importância de pensar na possibilidade de troca das lentes de contato entre os olhos nas queixas de baixa da acuidade visual súbita em usuários de LC.

Área

Oftalmologia

Autores

BARBARA CARNEIRO DE HOLANDA, AUGUSTO MACHADO XAVIER DE CASTRO NETO, IVANA LÚCIA SOBREIRA CARNEIRO