13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

A UTILIZAÇAO DE APLICATIVO KAHOOT COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA MONITORIA DE PEDIATRIA E NEONATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

Atualmente, com o advento da tecnologia e a criação de aplicativos educativos, como o Kahoot, sistema de criação de questionários online, o monitor pode utilizar-se desses instrumentos que facilitam a aprendizagem para tornar o momento de ensino mais dinâmico e descontraído, o que incentiva uma maior adesão e interesse dos alunos, e, consequentemente, uma melhor fixação do conteúdo abordado.

Objetivos

Relatar a utilização de aplicativo Kahoot como instrumento de ensino na monitoria de pediatria e neonatologia.

Relato de Experiência

Durante os anos de 2018 e 2019 foram acompanhados cerca de 120 alunos do sexto semestre do curso de medicina, que estavam cursando os módulos de pediatria e neonatologia, através de questionários elaborados no aplicativo Kahoot. Após a exposição teórica ministrada por professores dos módulos, foram realizados os questionários referentes a cada assunto, como câncer pediátrico, asfixia neonatal e sepse neonatal, em sala de aula. No dia da atividade, todos alunos conectavam-se no aplicativo através de um código. Os alunos tinham 60 segundos para responder cada pergunta; a resposta era indicada através do aplicativo pelo celular de cada um. Após todos responderem a cada questão ou acabar o tempo limite, o aplicativo informava qual o item correto e a quantidade de pessoas que selecionaram cada uma das alternativas da questão. Ao finalizar todas as questões, o Kahoot informava a lista de classificação final da atividade. Ademais, ao final da atividade era feito um momento tira-dúvidas e enviado para o e-mail da turma todas as questões comentadas.

Reflexão sobre a experiência

Os alunos corresponderam de forma excepcional à metodologia aplicada com o Kahoot. O envio das questões utilizadas na dinâmica para o e-mail da turma mostrou-se um material importante de estudo para os alunos.

Conclusões ou recomendações

Desse modo, o aplicativo Kahoot mostrou-se uma estratégia de ensino positiva na aprendizagem, sendo importante a sua divulgação para maior utilização.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Ensino, Pediatria, Neonatologia

Área

Ensino na área da Pediatria

Autores

Noailles Magalhães Couto Pinheiro, Manuela de Castro Monte Frota