13º Congresso Cearense de Pediatria

Dados do Trabalho


Título

OS EFEITOS DO METODO CANGURU NO ESTADO DE HUMOR DAS MAES DE RECEM-NASCIDOS PREMATUROS

Introdução

Avanços tecnológicos permitem maior sobrevivência de recém-nascidos prematuros (RNPT) mas dificultam o contato precoce entre mãe-filho, o que pode repercutir negativamente no estado emocional e a saúde mental materna, contribuindo para distúrbios psiquiátricos. O Método Canguru (MC) é uma estratégia de humanização voltada para o cuidado integrador, assim a assistência deve ser direcionada ao RNPT e à sua família, sendo essencial conhecer os efeitos benéficos do vínculo mãe-filho, interrompido por ocasião do parto prematuro.

Objetivos

Avaliar a mudança de humor das mães cujos RNPT encontram-se internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e participantes do Método Canguru.

Métodos

Estudo do tipo quantitativo, observacional e longitudinal, realizado na Maternidade Escola Assis Chateaubriand-MEAC, de Junho a Setembro de 2018. Amostra composta por mães cujos RN encontravam-se na UTIN, com IG < 37 semanas e que aceitaram participar da pesquisa. Mensuração do humor, autoeficácia e autoestima, avaliadas através de escalas aplicadas antes e 3 dias após à visita a incubadora ou após 3 vezes da aplicação do método canguru

Resultados

60 mães, sendo 30 Grupo Incubadora (GI) e 30 Grupo Canguru (GC), média de idade das participantes para os respectivos grupos foi de 25,93 ± 6,64 e 23,27 ± 6,94. Percebemos que as mães após participarem do MC, diminuíram a tensão, depressão, raiva e confusão mental. Não houve significância clínica (p<0,05) para o vigor das mesmas. A autoestima de GI obteve uma pontuação inferior comparadas ao GC. Na Escala de Percepção da Autoeficácia na Parentalidade não houve significância (p < 0,05) em 3 dos 4 subdomínios.

Conclusões

Diante do que foi exposto podemos concluir que nesse estudo, o MC influenciou de forma positiva no estado de humor e autoestima das mães de RNPT internados na UTIN em comparação às mães que realizaram somente as visitas à incubadora.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeCS)

Método Canguru; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Área

Neonatologia

Autores

Moésio da Silva Mendonça Júnior, Ana Carolina Anastácio Pontes, Ana Karine Fontenele Almeida, Riany de Sousa Sena