Dados do Trabalho
Título
Caso raro de Carcinoma Cardíaco
Introdução
INTRODUÇÃO: Os tumores cardíacos são divididos entre tumores primários e secundários . Os tumores cardíacos primários são muito raros, com uma incidência em autópsias de 0,001 % a 0,03 % e incluem neoplasias benignas ou malignas que podem originar-se de qualquer tecido do coração. Os tumores cardíacos secundários ou metastáticos, são 30 vezes mais frequentes do que as neoplasias primárias, com uma incidência em autópsia de 1,7 % a 14 %.
Descrição do caso
DESCRIÇÃO DO CASO E CONCLUSÃO: Paciente do sexo masculino, 22 anos de idade, sem patologias prévias. Apresenta queixa de dispneia aos grandes esforços com início há 30 dias que evoluiu para aos médios esforços. Há 10 dias deu entrada na sala de urgência referindo dor torácica e dispneia aos médios esforços sem outras queixas. Foi realizado protocolo de síndrome coronariana aguda. Os marcadores de necrose miocárdica estavam normais e o eletrocardiograma apresentou ritmo sinusal com frequência cardíaca de 115 bpm e eixo SÂQRS em -70°, bloqueio do ramo esquerdo, sobrecarga atrial e ventricular esquerda. A radiografia de tórax estava normal, sem cardiomegalia ou alterações na trama. Exame físico sem alterações. Foi solicitado ecocardiograma transtorácico onde foi evidenciado uma grande massa em ventrículo esquerdo com aumento de câmaras esquerdas. Paciente foi internado e submetido a cateterismo cardíaco que não apresentou lesões em coronárias, porém foi visualizado uma massa em ventrículo esquerdo. Foi então realizado a biópsia a qual evidenciou Carcinoma. A cintilografia óssea foi negativa e não foi encontrado lesões em outros órgãos. Realizado então avaliação conjunta do caso clínico entre a oncologia clínica, cirurgia cardiovascular e hemodinÂmica. Foi decidido pelo tratamento em duas etapas, sendo a primeira a quimioterapia e em seguida a ressecção do tumor. No 45° dia de internação paciente evoluiu com dispneia intensa evoluindo para óbito. O corpo foi encaminhado para o IML para autópsia e definido tromboembolismo pulmonar como a causa da morte.
Conclusões
VIDE ITEM DESCRIÇÂO DO CASO, ENCONTRAM-SE JUNTOS.
Área
Medicina
Instituições
Consultório Cardiologia - São Paulo - Brasil
Autores
PATRICIA NEVES XIMENES, MARCELO ROSA DA SILVA, DANIELA PERRI SIQUEIRA, THIAGO PINELLI RIBEIRO, PEDRO CAETANO OLIVEIRA MIRANDA