XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

Quais fatores estão associados com empatia afetiva e cognitiva em cuidadores remunerados e não remunerados de idosos?

Objetivo

Analisar fatores associados à empatia afetiva e cognitiva em cuidadores remunerados e não remunerados de idosos.

Métodos

Foi realizado um estudo transversal com 111 cuidadores remunerados e não remunerados divididos em três grupos (empatia baixa, intermediária e alta) com base na pontuação do Índice de Reatividade Interpessoal Multidimensional (empatia total, afetiva e cognitiva). Aplicou-se um questionário sociodemográfico, o Zarit Burden Inventory, o Patient Health Questionnaire-9 e o Functional Assessment Questionnaire.

Resultados

Os participantes eram predominantemente mulheres (91%), e a idade mediana [IQR] foi de 46 [33-57] anos. Na análise de regressão multinomial ser cuidador não remunerado, ser mais velho e apresentar sintomas depressivos estiveram associados a maiores níveis de empatia (escore total e domínio afetivo). Não foram encontradas associações para o domínio cognitivo.

Conclusões

Um alto nível de empatia, principalmente a empatia afetiva, foi associado a sintomas depressivos, idade avançada e ser cuidador não remunerado. As relações familiares e a falta de formação dos cuidadores informais devem ser exploradas.

Palavras Chave

Cuidador, Empatia, Envelhecimento, Gerontologia, Idoso

Área

Gerontologia

Instituições

Instituto Bairral de Psiquiatria - São Paulo - Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul - Brasil, Universidade Federal de São Carlos - São Paulo - Brasil

Autores

Madson Alan Maximiano-Barreto, Bruna Moretti Luchesi, Amanda Barros de Moura, Sofia Cristina Iost Pavarini, Marcos Hortes Nisihara Chagas