Dados do Trabalho
Título
TERAPIA OCUPACIONAL COMO INSTRUMENTO DE REABILITAÇÃO COGNITIVA EM PACIENTES COM COMPROMETIMENTO COGNTIVO LEVE.
Objetivos
O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura cujo objetivo é fazer uma revisão não sistemática do papel da TO na reabilitação cognitiva e os seus benefícios na estimulação de idosos com CCL
Métodos
Os critérios de inclusão foram: (i) estudos de Classe I (estudos controlados randomizados e meta-analises) e Classe II (estudos observacionais controlados); (ii) sujeitos com idade acima de 60 anos e (iii) publicações em língua portuguesa ou inglesa. Foram critérios de exclusão: Estudos de caso e séries de caso.
Foram encontradas sete publicações ao todo das quais, três preenchiam todos os critérios pré-estabelecidos para o artigo, sendo os demais excluídos, um por se tratar de publicação mais antiga, outros dois pelo estudo não ter uma relevância cientifica e o último por não ter sido publicado em periódico científico indexado.
Resultados
notou -se melhora do desempenho cognitivo, melhora da capacidade no desempenho de atividades instrumentais que envolvem mais diretamente habilidades cognitivas e redução das queixas subjetivas de memórias dos participantes. o estudo mostrou eficácia , com algumas limitações.
Discussão
o trabalho mostrou a eficácia da reabilitação cognitiva mas também apontou poucos escritos sobre o tema.
Conclusões
é de extrema importância que os Terapeutas Ocupacionais utilizem o treino cognitivo com os idosos com CCL e façam pesquisas. A pequena quantidade de publicações nessa área de intervenção em CCL aponta para a necessidade de mais estudos a fim de demonstrar os benefícios trazidos a partir da sua intervenção de reabilitação cognitiva.
Palavras Chave
Foram utilizados como palavras-chave para a busca dos artigos os seguintes descritores “TERAPIA OCUPACIONAL”, “COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE”, “REABILITAÇÂO COGNITIVA IDOSOS”
Área
Gerontologia
Autores
Ana Soraya Moraes Ramos Studart, Ariane Cristina Ramello de Carvalho