Dados do Trabalho
Título
Avaliação do equilíbrio estático e dinâmico de idosos utilizando o Mini-BestTest.
Objetivo
Avaliar o equilíbrio estático e dinâmico em idosos utilizando o Mini-BestTest.
Métodos
Participaram desse estudo 30 idosos (70,1 ± 3,9 anos), 8 homens e 22 mulheres. Foram avaliados com anamnese inicial, Mini-BestTest que avalia o equilíbrio estático e dinâmico e questionário modificado de Baeck que avalia o nível de atividade física. Realizamos análise descritiva caracterizando os idosos e teste de correlação entre as variáveis: pontuação do Mini-Best e Baeck. Consideramos como significativo um p≤0,05.
Resultados
Resultados: Nossos resultados revelaram uma pontuação no MiniBest:26,9±1,0 do total de 28 pontos possíveis e nível de atividade física considerado ativo pelo Baeck:5,1±2,7. Embora não tenha sido encontrada correlação entre as variáveis, através da anamnese foi possível caracterizar esses idosos com baixo uso de medicamentos (2,2±1,7), apenas um idoso relatou queda no último ano e os idosos não apresentaram patologia osteomioarticular.
Conclusões
Discussão: Na literatura, o processo de envelhecimento está atrelado ao conjunto de alterações que promovem redução na capacidade de manter o equilíbrio deixando os idosos mais suscetíveis a quedas e suas repercussões negativas. Entretanto, nossos resultados salientam a heterogeneidade desse processo trazendo um alto desempenho no teste de equilíbrio desses idosos. Mesmo na ausência de correlação entre nível de exercício físico e equilíbrio, os resultados parecem estar ligados a um conjunto de fatores que envolve baixo uso de medicamentos, baixo número de doenças associadas ao processo de envelhecimento e bom nível de atividade física. Conclusão: Os idosos do estudo apresentaram alto desempenho no equilíbrio estático e dinâmico quando avaliados pelo Mini-BestTest.
Palavras Chave
Idosos, envelhecimento populacional, equilíbrio.
Área
Gerontologia
Autores
Isabela Beatriz Paz Sousa, Matheus Siqueira Dantas, Luciana Oliveira dos Santos