XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

ECONOMIA DE TEMPO E DE GASTOS PELA TELECONSULTA DE PACIENTES COM DEMÊNCIA

Objetivo

Avaliar o gasto de tempo e dinheiro de pacientes com demência nas consultas presenciais do ambulatório de geriatria de um hospital terciário, em Fortaleza, no Ceará, ocorridas antes do início da pandemia de COVID-19.

Métodos

Estudo observacional, transversal e descritivo de pacientes com síndrome demencial do ambulatório de geriatria de hospital terciário com consulta prévia nos últimos 12 meses. Foram coletados dados sociodemográficos e clínicos, através de teleconsultas por WhatsApp, durante o período de maio a dezembro de 2020.

Resultados

Amostra foi de 85 pacientes, na qual 54,1% dos pacientes utilizavam carro próprio, 27,1 % Uber, 11,8% táxi e 8,2% ônibus. A maioria dos pacientes eram da área metropolitana de Fortaleza (91,8%), sendo apenas 7 pacientes (8,2%) residentes em outras cidades do Ceará. Quanto aos cuidadores, 34,5% faltaram ao trabalho para acompanhar os pacientes nas consultas. Além disso, o tempo médio gasto contabilizando a saída da residência até o retorno, incluindo a espera para a consulta, foi de 233 minutos, já o valor total despendido, em média, ficou em R$60,61.

Conclusões

A síndrome demencial é uma condição que, além de acarretar custos para os familiares e para o Estado, fragiliza os pacientes, tornando inadequada a espera por um longo tempo para a consulta. Mesmo sendo 91,8% dos pacientes residentes na região metropolitana de Fortaleza, não muito distante do local das consultas, já houve uma alta satisfação com a consulta via WhatsApp. Dessa forma, a teleconsulta mostrou-se uma alternativa simples e conveniente para os pacientes e seus cuidadores.

Palavras Chave

Teleconsulta, Demência, Economia.

Área

Geriatria

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO - Ceará - Brasil, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - Ceará - Brasil

Autores

Amanda Jorge de Sousa Vasconcelos, Clarice Almeida Alencar, Daniela Araújo Aragão Pereira, Ingrid Barros Queiroz, Camila Silva Castro, Danielle Pessoa Lima