Dados do Trabalho
Título
FATORES ASSOCIADOS AO COMPORTAMENTO DE EVITAÇÃO POR MEDO DE CAIR EM IDOSOS COM DOENÇA DE PARKINSON
Objetivo
Analisar associação do histórico de quedas, medo de cair e comportamento de evitação por medo de cair em idosos com Doença de Parkinson (DP) durante a pandemia de COVID-19.
Métodos
Estudo observacional transversal com 71 indivíduos de 60 anos ou mais com DP capazes de caminhar independentes e com cognição preservada. A coleta aconteceu de junho de 2021 a março de 2022 por video-chamadas através de questionários que avaliaram o número de quedas no ano, medo de cair (Falls Efficacy Scale International - FES-I) e comportamento de evitação por medo de cair (Fear of Falling Avoidance Behavior Questionnaire - FFABQ). Realizou-se análise descritiva e o teste de correlação de Spearman para verificar a associação.
Resultados
Dos 71 participantes, a média de idade foi 71,72 (±6,72) anos com tempo de diagnóstico de 10,58 (±8,71) anos e média de 2,55 (±4,11) quedas. Observou-se correlação moderada (r=0,675, p<0,001) entre FES-I e FFABQ, correlação fraca (r=0.325, p=0,007) entre FES-I e número de quedas, e uma correlação fraca (r=0.255, p=035) entre o número de quedas e FFABQ.
Conclusões
O maior comportamento de evitação por medo de cair está associado ao maior medo de cair e maior número de quedas no último ano em idosos com DP durante um período de isolamento social. A investigação de outros fatores e análises não lineares são incentivadas para explicar o comportamento de evitação e prevenir redução de mobilidade e declínio funcional desse público.
Palavras Chave
Doenças de Parkinson; Idoso; Comportamento.
Área
Geriatria
Instituições
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Lia Maria Aguiar Neves, Ana Vitória Chaves Vasconcelos Silva, Marília Gabriela Nogueira Nobre, Ana Carla Lima Nunes