XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

FATORES ASSOCIADOS AO COMPORTAMENTO DE EVITAÇÃO POR MEDO DE CAIR EM IDOSOS COM DOENÇA DE PARKINSON

Objetivo

Analisar associação do histórico de quedas, medo de cair e comportamento de evitação por medo de cair em idosos com Doença de Parkinson (DP) durante a pandemia de COVID-19.

Métodos

Estudo observacional transversal com 71 indivíduos de 60 anos ou mais com DP capazes de caminhar independentes e com cognição preservada. A coleta aconteceu de junho de 2021 a março de 2022 por video-chamadas através de questionários que avaliaram o número de quedas no ano, medo de cair (Falls Efficacy Scale International - FES-I) e comportamento de evitação por medo de cair (Fear of Falling Avoidance Behavior Questionnaire - FFABQ). Realizou-se análise descritiva e o teste de correlação de Spearman para verificar a associação.

Resultados

Dos 71 participantes, a média de idade foi 71,72 (±6,72) anos com tempo de diagnóstico de 10,58 (±8,71) anos e média de 2,55 (±4,11) quedas. Observou-se correlação moderada (r=0,675, p<0,001) entre FES-I e FFABQ, correlação fraca (r=0.325, p=0,007) entre FES-I e número de quedas, e uma correlação fraca (r=0.255, p=035) entre o número de quedas e FFABQ.

Conclusões

O maior comportamento de evitação por medo de cair está associado ao maior medo de cair e maior número de quedas no último ano em idosos com DP durante um período de isolamento social. A investigação de outros fatores e análises não lineares são incentivadas para explicar o comportamento de evitação e prevenir redução de mobilidade e declínio funcional desse público.

Palavras Chave

Doenças de Parkinson; Idoso; Comportamento.

Área

Geriatria

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Lia Maria Aguiar Neves, Ana Vitória Chaves Vasconcelos Silva, Marília Gabriela Nogueira Nobre, Ana Carla Lima Nunes