XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

A eficácia do método Pilates na prevenção de quedas em idosos: uma revisão de escopo

Objetivos

Analisar, na literatura existente, evidências científicas que comprovem a eficácia do método Pilates na prevenção de quedas em idosos.

Métodos

Revisão de escopo. Foram incluídos neste estudo artigos originais, publicados no inglês e no português entre 2011 e 2021, que utilizaram o Pilates como recurso preventivo de quedas. As bases de dados consultadas foram: MEDLINE, LILACS, PEDro e SciELO. Foram selecionados 08 artigos para inclusão neste estudo.

Resultados

Os artigos incluídos neste estudo foram do tipo experimental. A análise desses estudos mostrou o Pilates como método benéfico na prevenção de quedas na população idosa.

Discussão

Nos estudos incluídos nesse trabalho, alguns autores compararam grupos de idosos que praticaram Pilates com grupos que não praticaram (grupo controle); outros avaliaram o antes e o depois de grupos que iniciaram a prática do Pilates; um autor realizou um estudo de caso em que foram associados os exercícios do Pilates ao protocolo de tratamento. Foram usados testes e escalas de avaliação para realizar o acompanhamento dos indivíduos inseridos nos estudos a fim de apontar os efeitos benéficos do Pilates para a prevenção de queda na população idosa. Foram avaliados principalmente o equilíbrio e força muscular de membros inferiores.

Conclusões

Apesar do método Pilates ser eficaz na prevenção de quedas em idosos, ainda há limitações metodológicas apresentadas nos estudos, o que mostra escassez de evidências científicas que uniformizem um protocolo de exercícios ideais.

Palavras Chave

Pilates, queda, idosos.

Área

Gerontologia

Autores

Camila Paulino Bonnomi Rodrigues