Dados do Trabalho
Título
Flutuações da Pressão Arterial e o Controle da Demência por Corpúsculos de Lewy: Relato de caso
Introdução
O objetivo do trabalho é relatar acerca da otimização do tratamento para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e sua relação com a diminuição da frequência de alucinações pela Doença de Corpúsculos de Lewy (DCL).
Relato de caso
Trata-se de uma mulher de 87 anos de idade, viúva e residente de zona urbana. Possui HAS, diagnosticada há 10 anos, e Demência Mista por DCL, diagnosticada há 5 anos. Durante os últimos 24 meses de evolução, a paciente apresentou início de alucinações visuais, envolvendo principalmente familiares falecidos e crianças pequenas, numa frequência de aproximadamente 3 vezes na semana. À vista disso, houve mudança no tratamento utilizado para as alucinações, com substituição da Olanzapina 5mg, 1x ao dia, pela Quetiapina 25mg 1x ao dia. Alguns sintomas ainda persistiram, na frequência aproximada de 3 vezes ao mês, estando associado a uma variação brusca da pressão arterial durante o final da tarde. Para o tratamento da HAS, a paciente faz uso de Losartana Potássica 25mg, 1 comprimido, 2x ao dia. Após avaliação do descontrole pressórico, foi feita a troca da Losartana por Anlodipino, 5mg, 1x ao dia. Com tal mudança, a pressão arterial variava durante o dia entre >100 x 80 mmHg e <139 x 89 mmHg, de acordo com aferições realizadas ao entardecer e ao acordar. Ademais, foi observada, após a otimização terapêutica, a diminuição significativa da ocorrência de alucinações visuais, resultando em aproximadamente 1 vez ao mês.
Palavras Chave
Demência; Doença por Corpos de Lewy; Pressão Arterial;
Área
Geriatria
Instituições
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
João Vitor Falcão Bosa, João Victor Gregório de Azevedo Pereira, Deborah Laís Nóbrega de Medeiros, Khálife Wenzel Lima Silva, Giminiana Aline de Lucena, Francisco Belisio de Medeiros Neto