Dados do Trabalho
Título
CAPACIDADE FÍSICA E QUEDAS EM IDOSOS ATIVOS E SEDENTÁRIOS
Objetivo
Comparar a capacidade física e quedas entre idosos ativos e sedentários.
Métodos
Estudo do tipo transversal de abordagem quantitativa. Foram incluídos idosos comunitários divididos em dois grupos de ambos os gêneros: ativos e sedentários. Foi realizado o Mini Exame do Estado Mental para seleção da amostra, ao qual o comprometimento cognitivo assim como idosos cadeirantes, portadores de incapacidades físicas foram excluídos. Foram avaliados a ocorrência de quedas e a capacidade física foi avaliada através do teste Short Physical Performance Battery conforme sua versão brasileira que combina os dados de teste de equilíbrio estático em pé, de velocidade da marcha em passo habitual e de força muscular estimada de membros inferiores por meio do movimento de sentar e levantar de uma cadeira. Os dados foram analisados utilizando o software GraphPad Prism 6.0, adotando o nível de confiança de 95% (p<0,05) e para comparação dos grupos foi realizado o teste t de Student.
Resultados
A amostra foi constituída por 87 idosos ao qual 43,67% eram sedentários, enquanto 56,32% eram ativos. A porcentagem de histórico de quedas no último ano foi inferior entre os idosos ativos (28,57%) em comparação aos idosos sedentários (34,21%). Ao comparar o escore total do Short Physical Performance Battery, foi verificado que houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (P < 0,0001), os idosos ativos obtiveram escores mais elevados comparado aos idosos sedentários.
Conclusões
Observou-se que o grupo de idosos ativos apresentaram melhor capacidade física e menor frequência de quedas. Isso pode estar relacionado à prática de exercícios físicos.
Palavras Chave
Comportamento Sedentário, Idosos e Exercício Físico.
Área
Gerontologia
Instituições
UNINASSAU PARANGABA - Ceará - Brasil
Autores
Joyce Moreira Souza, Kleyce Fernanda Prestes Carneiro, Francisca Andressa Teixeira, Giulianna de Brito Brasil, Bruno Wesley de Freitas Rodrigues, Luana Almeida de Sá Cavaleiro