Dados do Trabalho
Título
Endocrinossenescência: o remodelamento do sistema endócrino no idoso.
Objetivos
Realizar um estudo de revisão sobre as alterações do sistema endócrino na senescência, um importante processo metabólico ativo associado ao envelhecimento.
Métodos
Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a partir do estudo de 10 publicações científicas publicadas entre 2018 e 2021. Dos quais, foram selecionados 5 (cinco), que estão presentes na base de dados PubMed e Scielo, e foram utilizados como termos de pesquisa: "Senescência”; “Sistema Endócrino”; "Homeostasia", terminologias de acordo com o sistema de Descritores em Ciências da Saúde (DeCs).
Resultados
Observou-se que o envelhecimento acarreta diminuição fisiológicas e morfológicas progressivas da função dos diversos sistemas orgânicos, causadas pelas complexas interações entre diversos fatores internos e externos. O sistema endócrino é especialmente colocado em foco, tendo em vista sua ampla rede de regulação de mecanismos funcionais determinantes para manter a homeostase.
Discussão
O envelhecimento é um processo biológico que traz alterações em diferentes aspectos impactantes na saúde do idoso. Tais mudanças induzem uma maior suscetibilidade ao indivíduo somado a uma maior vulnerabilidade às patologias. Assim como o imune, processo denominado de imunossenescência, outros sistemas também são prejudicados, entre eles, o endócrino, visto que tais sistemas possuem mecanismos interligados e ambos trabalham em homeostase.
Conclusões
Portanto, é importante o entendimento dos profissionais da área da saúde acerca do processo metabólico que ocorre na senescência e, a partir disso, cursar com estratégias e metas terapêuticas para auxiliar no processo de envelhecimento.
Palavras Chave
Senescência; Sistema Endócrino; Homeostase.
Área
Geriatria
Autores
Cecília Bruna De Alemeida, Yuri Braide Carneiro, Vitória Melina Uchôa Vasconcelos , Isabela Simplício do Bomfim