XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

Utilização de um aplicativo gamificado móvel com biofeedback eletromiografico no registro de atividade mastigatória e da deglutição em idosos: um estudo piloto

Objetivo

Verificar o desempenho de um aplicativo gamificado móvel com biofeedback eletromiográfico no registro de atividade mastigatória e da deglutição em idosos.

Métodos

Trata-se de estudo piloto, em que foram avaliadas 15 pessoas idosas, sendo adotado como critério de exclusão: ter comprometimento cognitivo, avaliado pelo Item 2.7 da caderneta de saúde da pessoa idosa, ser desdentado em ambos os arcos dentários e/ou não possuir dentes molares. Utilizou-se um equipamento eletromiográfico associado a um jogo virual para smartphones e tablets, que registrou as atividades do músculo masseter e supra-hioideos bilateralmente, via bluethooth. As informações da força de mordida foram enviadas para e-mail por meio de uma planilha para análise descritiva.

Resultados

Após aplicação dos critérios de elegibilidade, obteve-se uma amostra final de 9 participantes com média de idade de 66 anos, 46,66% eram mulheres. O valor médio de força de mordida para o masseter do lado direito foi de: 227 ± 23,4 (μV), e esquerda de 213 ±32,4(μV). Para a musculatura supra-hioidea o valor médio do lado direito foi de 216 ± 36,1 (μV), e esquerdo de 208 ± 43,9 (μV).

Conclusões

Verificou-se que o equipamento associado ao aplicativo é capaz de captar as contrações e decodificar os sinais eletromiográficos, e por ser de baixo custo e de fácil manuseio, poderá contribui na terapêutica mastigatória de idosos.

Palavras Chave

Mastigação. Deglutição. Idosos.

Área

Gerontologia

Instituições

UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

Isaac Newton de Abreu Figueiredo, Hellen Kevillyn Brito de Souza, Maryllian de Albuquerque Vieira , Marco Aurélio Benedetti Rodrigues, Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano, Carla Cabral dos Santos Accioly Lins