XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA INTEGRAL À PESSOA IDOSA

Objetivo

Analisar o protagonismo do Enfermeiro frente a assistência integral à pessoa idosa.

Método

Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido a partir da vivência de uma enfermeira especialista em Gerontologia em um Centro de referência para idosos.

Resultado da experiência ou inovação

A atuação da enfermeira junto ao idoso abrange atividades de recuperação e promoção da saúde, com intervenções coletivas e individuais baseada nos princípios e diretrizes do SUS, com finalidade de amenizar os problemas inerentes ao envelhecimento e percebendo a capacidade funcional como um indicador de envelhecimento saudável, conforme proposto pela
Organização Mundial de Saúde. Ainda, o enfermeiro utiliza a avaliação multidimensional da pessoa idosa, caderneta de saúde da pessoa idosa e consulta de enfermagem como estratégias para detectar disfunções nas condições biológicas, psicossociais e ambientais e outras vulnerabilidades.

Discussão e Conclusões

O desempenho do exercício profissional do enfermeiro permite a realização de diagnósticos clínico-funcionais-sociais e de enfermagem, possibilitando o planejamento da assistência e o acompanhamento do idoso. A atuação do enfermeiro na assistência integral à saúde da pessoa idosa é de grande relevância, pois este profissional exerce um protagonismo no cuidado gerontogeriátrico, desenvolvendo intervenções voltadas para a promoção da saúde coletivo e individual, garantindo assim a manutenção da qualidade de vida, cuidado integral, seguro e humanizado a esse grupo etário.

Palavras Chave

Assistência Integral à Saúde do Idoso; Pessoa Idosa; Enfermagem

Área

Gerontologia

Instituições

Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso - Maranhão - Brasil

Autores

Polyanna Freitas Albuquerque Castro, Rafael de Abreu Lima, Amanda Silva de Oliveira, Mayanne Cristina Pereira Marques, Glaubervania Alves Lima