XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

Projeto Pôr do Sol:

Objetivo

Relatar a experiência vivida pela equipe de reabilitação no Projeto Pôr do Sol em uma instituição de transição hospitalar.

Método

A instituição recebe, pacientes, idosos com perfil para reabilitação ou cuidados paliativos. A maioria dos pacientes são idosos, alguns apresentam sequelas neurológicas com alterações cognitivas. Visando otimizar o processo de reabilitação, foi criado o projeto Pôr do Sol, com encontros semanais em espaço aberto e arborizado, com duração média de 40 minutos, com cerca de 30 pacientes de diferentes idades. As atividades envolvem circuito psicomotor, alongamentos e gerontomotricidade.

Resultado da experiência ou inovação

O espaço grupal mostrou-se essencial para os pacientes e seus cuidadores. Contribuiu para a socialização, com melhoria nos resultados das atividades psicomotoras, maior engajamento dos cuidadores no estímulo à reabilitação, agilizando o retorno às suas atividades práticas e instrumentais, colaborando com a transição do usuário na alta segura.

Discussão e Conclusões

Os grupos são desenvolvidos desde o segundo semestre de 2021. Neste período, passaram na instituição cerca de 250 idosos, 30% destes acima de 80 anos. As melhorias percebidas perpassam pela mobilidade, funcionalidade, autonomia, e interação voltadas para independência nas atividades de vida diária.

O Projeto Pôr do Sol coopera com a independência dos idosos e a melhor funcionalidade na execução de suas atividades de vida diária. Auxilia na promoção dos cuidados, no processo de reabilitação e alta segura.

Palavras Chave

reabilitação, fisioterapia grupal, terapia ocupacional

Área

Gerontologia

Instituições

Casa de cuidados do Cerá - Ceará - Brasil

Autores

Kamylle de Morais Guanabara, Ítala de Brito Oliveira, Aryadne de Oliveira, Camila Silva Castro, Maria Natalia Costa Silva