XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

ESTILO DE VIDA DE IDOSOS QUE TESTARAM POSITIVO PARA COVID-19

Objetivo

Descrever o estilo de vida dos idosos que testaram positivo para COVID-19.

Métodos

Estudo transversal, descritivo, realizado com 41 idosos que testaram positivo para COVID-19 participantes de um grupo de educação em saúde de um Centro de referência para idosos do Maranhão. A coleta ocorreu em janeiro de 2022, por meio de um software para acompanhamento de pacientes com COVID-19. A análise se deu por meio de medidas de tendência central como frequência absoluta, relativa, moda e de dispersão (desvio-padrão), calculadas no Excel 2013. Estudo aprovado pelo comitê de ética e pesquisa.

Resultados

Dos 41 idosos, 27 (65,8%) eram do sexo feminino, média de idade de 71 anos (± 8,0) e 30 (73,1%) foram sintomáticos para COVID-19. No estilo de vida, 23 (56,1%) eram sedentários; 17 (41,4%) comem frutas e verduras de uma a duas vezes na semana; 16 (39,0%) negam o consumo de alimento frito, industrializado ou processado; 30 (73,1%) não ingerem bebida alcoólica e todos negaram tabagismo. Todos os idosos apresentaram alguma comorbidade, sendo a hipertensão arterial sistêmica a de maior prevalência, acometendo 36 (87,8%) pacientes.

Conclusões

Muitos idosos apresentaram um estilo de vida saudável, o que pode influenciar positivamente na forma de manifestação da doença. No entanto, mesmo com esses cuidados, mais da metade dos idosos apresentaram sintomas durante a COVID-19, o que confirma a maior vulnerabilidade da população idosa diante da doença.

Palavras Chave

Idoso; Estilo de vida; COVID-19.

Área

Gerontologia

Autores

Polyanna Freitas Albuquerque Castro, Glaubervania Alves Lima, Francisca Elisângela Teixeira Lima, Alyne Mônica dos Santos Fernandes, Maria Gabriela Miranda Fontenele