Dados do Trabalho
Título
TRAUMA ORTOPÉDICO NO IDOSO, CAUSAS MAIS COMUNS E O PAPEL DO ORTOPEDISTA: REVISÃO DE LITERATURA
Objetivos
Realizar uma revisão de literatura acerca das principais causas de trauma com fratura na população idosa e a importância do médico ortopedista para preveni-las.
Métodos
Foi realizada a pesquisa bibliográfica pela plataforma PUBMED e ELSEVIER, utilizando os descritores "trauma geriátrico" e "fraturas em idosos" em português e inglês. Foram incluídos trabalhos publicados desde 2018 até 2922, abordando trauma geriátrico e o papel do ortopedista.
Resultados
Nesse período, foi registrado que a maioria dos traumas ortopédicos geriátricos são em pacientes do sexo feminino (2:1), resultantes de atropelamentos (67%) e quedas da própria altura (25%). 90% dos idosos vítimas de trauma possuem, pelo menos, uma patologia de base, sendo a hipertensão arterial sistêmica (HAS) a mais comum. Estima-se que 20% dos idosos que caem terão uma fratura associada, necessitando atendimento do médico ortopedista.
Discussão
As quedas e os atropelamentos culminam, majoritariamente, em fraturas de membros inferiores, destacando-se a fratura proximal do fêmur. Apesar de não influenciar na conduta ortopédica, uma patologia prévia é fator predisponente para a ocorrência do trauma. O ortopedista, assim como os demais médicos que tratam o idoso, exerce influência na prevenção de fatores evitáveis de quedas e fraturas associadas.
Conclusões
O controle das doenças pré-existentes, a educação no trânsito e a adaptação física do lar são fatores que podem diminuir os traumas nos idosos, haja vista que a maioria deles são resultantes de causas evitáveis. O ortopedista possui grande importância no que tange a orientação para adoção de hábitos preventivos por parte dos idosos, familiares e cuidadores.
Palavras Chave
trauma geriátrico; ortopedia; saúde do idoso
Área
Geriatria
Instituições
UNIFOR - Ceará - Brasil
Autores
MARIANA DA SILVA MAGALHAES, ALEXANDRE SABOIA AUGUSTO BORGES FILHO, IGOR CASTELO BRANCO FONTENELE COSTA, ALEXANDRE SÁ PINTO DA NÓBREGA LUCENA, PEDRO ARNAULD GALDINO, ARTHUR CARDOSO LINHARES OLIVEIRA CORREIA