XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico de Parkinsonismo Atípico em uma Paciente com Hepatopatia Hepática Crônica: Um Relato de Caso.

Introdução

A síndrome parkinsoniana pode apresentar-se de forma variada, sendo a Paralisia Supranuclear Progressiva a mais comum dentre os parkinsonismos atípicos. Além do mais, o paciente idoso pode manifestar múltiplas comorbidades e uso de polifarmácia, sendo fatores confundidores para um diagnóstico definitivo de uma doença rara.

Relato de caso

Paciente, sexo feminino, 72 anos, com histórico de neoplasia de mama em 2011, hipertensão e dislipidemia. Em 2017, diagnosticada com hepatopatia crônica e nódulos hepáticos, iniciando seguimento em hospital terciário.
Evoluiu com tremores de repouso, instabilidade postural, múltiplas quedas, declínio cognitivo, disartria, labilidade emocional, bradipsiquismo, disfagia, tornando-se dependente para ABVDS. Tais sintomas neurológicos não justificados por encefalopatia hepática.
Durante avaliação neurológica, observou-se ausência de flapping, desorientação do tempo, lentificação da fala, flutuação da atenção. Apresentou paralisia do olhar para baixo e ausência de nistagmo ortocinético vertical, com presença do horizontal, além desvio do olhar( sinal round the house) e bradicinesia.
Ressonância Magnética de crânio evidenciou sinais de atrofia mesencefálica seletiva e microangiopatia/gliose moderadas. Observado hipersinal em T1 de globo pálido.
Em acompanhamento interdisciplinar, optado por tratamento conservador, sem indicação de transplante hepático pela condição de fragilidade. Iniciada levodopa, com resposta discreta aos sintomas parkinsonianos.
Diante do quadro clínico e exame de imagem, aventada hipótese mais provável de Paralisia Supranuclear Progressiva, como também questionada inicialmente hipótese de Degeneração Hepatocerebral Adquirida.
É importante ressaltar que o tratamento é de prevenção de complicações e de cuidados multidisciplinares, tendo em vista que paciente apresenta doenças ameaçadoras à vida, sem prognóstico de cura.

Palavras Chave

Parkinsonismo; Hepatopatia, Cuidados Paliativos

Área

Geriatria

Autores

Fernanda Leitão Costa, Samuel Ranieri Oliveira Veras, Isabele Dantas Rosa, Cinara Franco de Sá Nascimento Abreu, Danielle Pessoa Lima, Andrea Silva Gondim