XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

PROTOCOLO ADICIONADO DE VIBRAÇÃO NA CAPACIDADE FUNCIONAL E NA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSAS: SÉRIE DE CASOS

Introdução

Introdução: O treinamento de vibração do corpo inteiro é uma ferramenta não invasiva utilizada na intervenção de idosos, diferentes modalidades terapêuticas, como a vibração de corpo inteiro e exercícios multicomponentes, são propostas para melhorar a capacidade funcional de idosos e para a promoção de um envelhecimento ativo. Objetivou-se analisar o uso do protocolo de vibração de corpo inteiro adicionado ao treino de multicomponentes na capacidade funcional (CF) e na qualidade de vida (QV) de idosas com osteoporose e histórico de quedas.

Relato de caso

Descrição de série: Amostra: 4 idosas (67,75 anos± 2,9) com osteoporose (9,5 anos± 1) e histórico prévio de quedas. Protocolo de 8 sessões de vibração de corpo inteiro associado ao treino de multicomponentes, seguindo as Diretrizes do American Collegue of Sports Medicine. A vibração foi realizada na plataforma vibratória KIKOS P204–110V (São Paulo, Brasil), tipo látero-lateral e oscilatória; e tiveram aumento incremental de frequência progressiva de 12,6 Hz até 20 Hz, amplitude de oscilação de 4 mm e duração de 4 séries de 60 segundos. A CF foi avaliada pela distância percorrida no teste de caminhada de 6 minutos e a qualidade de vida pelo whoqol-old. Observou-se que na CF todas ultrapassaram a mudança clínica minimamente importante após intervenção das participantes: (1:36%; 2:142%; 3:482% e 4:82%) e apresentaram aumento do scores global de QV (1:2,09%;2: 1,05%; 3:13,55% e 4:3,12%). Conclui-se que o protocolo demonstrou melhoras significativas na CF e na QV das idosas.

Palavras Chave

idoso.vibração.osteoporose.

Área

Gerontologia

Autores

Antônio de Lucena Rodrigues Júnior, Rúbia Rayanne Souto Braz, Débora Wanderley Villela, Shirley Lima Campos, Maria das Graças Rodrigues de Araújo