Dados do Trabalho
Título
Conhecimento da equipe multiprofissional em saúde sobre os cuidados paliativos
Objetivo
Verificar o conhecimento da equipe multiprofissional em saúde sobre os cuidados paliativos em um Centro de Geriatria e Gerontologia.
Métodos
Estudo transversal, descritivo, quantitativo e qualitativo, com amostra não probabilística, composta por 39 profissionais de saúde. A coleta dos dados foi realizada em dezembro de 2021 por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, contendo informações como: dados sociodemográficos e caracterização dos profissionais, assim como perguntas discursivas referentes ao conhecimento, abordagem, os desafios e dificuldades dos profissionais na assistência à pacientes em cuidados paliativos. Os dados quantitativos foram analisados com estatística descritiva simples usando média, desvio padrão e porcentagem. Para as questões discursivas, foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin.
Resultados
Após análise dos questionários, surgiram 4 categorias: Cuidados paliativos: conforto e qualidade de vida associados a terminalidade, Integralização de um cuidado técnico e humanizado, Complexidade equipe x família e Dificuldades da equipe multiprofissional. De forma objetiva, 85% reconheceram benefícios dos cuidados paliativos para os idosos, 59% a necessidade de estudar mais o tema e 82% a educação permanente como meio para melhor assistência.
Conclusões
Esta pesquisa constatou que os profissionais compreendem por cuidados paliativos, uma linha de cuidado que proporciona medidas de conforto e qualidade de vida durante o processo de terminalidade dos pacientes. E ainda descrevem a assistência como humanizada e técnica, ressaltam a importância e complexidade da relação com a família e identificam as dificuldades vivenciadas pela equipe multiprofissional.
Palavras Chave
Cuidados paliativos; Equipe multiprofissional; Idoso.
Área
Gerontologia
Instituições
Obras Sociais Irmã Dulce - Bahia - Brasil
Autores
Tamyres Austrelino de Araújo, Igor de Matos Pinheiro