Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS ESOFÁGICAS NA POPULAÇÃO SENIL
Objetivos
Analisar a epidemiologia das manifestações esofágicas na população senil.
Métodos
Esse estudo consiste em uma revisão de literatura, onde efetuou-se um levantamento bibliográfico nas base de dados National Library of Medicine and National Institutes of Health (Pubmed), utilizando o DECs: “esophageal diseases in the elderly”, analisando por meio de uma leitura exploratória e seletiva os estudos publicados. Foram excluídos estudos que não apresentavam como população alvo idosos ou que não demonstraram informações relevantes para este trabalho.
Resultados
Encontrou-se 497 artigos, sendo estes publicados entre os anos de 2017-2021, dos quais 16 foram selecionados para estudo, abordando o conteúdo esperado.
Discussão
Segundo os estudos analisados, os idosos apresentam uma hipomotilidade esofágica se comparado a não idosos, manifestando uma diminuição da peristalse e um relaxamento incompleto do esfíncter esofágico inferior. Foi relatada uma maior prevalência de doenças esofágicas, como acalásia e câncer, com o avanço da idade, bem como doença do refluxo gastroesofágico mais agressiva. Ademais, muitos idosos estão expostos à polifarmácia, sendo um fator importante na manifestação de esofagites. A disfagia esofágica mostrou-se mais prevalente na faixa-etária maior que 80 anos ou em pacientes portadores de doenças crônicas, como Parkinson e demência.
Conclusões
A partir da análise, demonstrou-se aumento significativo de doenças esofágicas com a senilidade, sendo esta um fator de risco para manifestação do câncer esofágico e da acalásia, bem como para severidade de outras patologias. Por fim, conclui-se que a avaliação do idoso com disfagia deve ser realizada de forma semelhante a de adultos com o mesmo sintoma, atentando-se para possíveis sinais neurológicos.
Palavras Chave
Idosos, doenças esofágicas, senilidade
Área
Geriatria
Autores
Marina Coelho Feitosa, Lincoln Medeiros Dantas de Aguiar, Vinícius Tavares Morais, Levi Bastos Gomes, Júlia Martins Marques Rocha, Lucas Arruda Mendes