XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR NEOPLASIA MALIGNA DE PROSTATA EM IDOSOS NO ESTADO DO CEARÁ

Objetivo

Descrever dados sobre as internações hospitalares por neoplasia de próstata em idosos no estado do Ceará.

Métodos

Estudo epidemiológico descritivo. Os dados foram coletados do Sistema de informações hospitalares através do programa Tabnet, pelo sistema DATASUS. Foram selecionadas as internações por neoplasia maligna de próstata em pacientes idosos no estado do Ceará, entre 2012 e 2021. As variáveis utilizadas foram: internações, outras neoplasias, faixa etária, ano de atendimento, sexo masculino e mortalidade.

Resultados

Comparando todos os tipos de neoplasias no período analisado, o câncer de próstata representou o maior número, com 7.942 internações. A faixa etária de 60-69 anos representou 44,05% das internações, seguido por idosos com 70-79 anos (40,60%) e com 80 anos ou mais (15,35%). Os anos que ocorreram maior número de internações foram: 2017 (931 internações), 2018 (998 internações) e 2019 (993 internações). A mortalidade desse perfil de pacientes foi de 5,82 óbitos por 100.000 habitantes, sendo maior no grupo de 80 anos ou mais, apresentando 15,09 óbitos por 100.000 habitantes.

Conclusões

A neoplasia prostática é o tipo de câncer que mais causa internação entre idosos no Ceará. As sequelas da neoplasia de próstata são responsáveis por declínio importante da qualidade de vida do paciente. O Ministério da saúde não recomenda o rastreio do câncer de próstata, sugerem apenas que homens com sinais ou sintomas façam exames. Assim, é importante buscar estratégias de promoção a saúde que incentivem o autocuidado entre a população masculina.

Palavras Chave

Internação hospitalar, Neoplasias Prostáticas, Idosos

Área

Geriatria

Instituições

UNICHRISTUS - Ceará - Brasil

Autores

IRVEN MESQUITA SAMPAIO, CÍNTIA LIRA BORGES, SARAH MUSY LEITÃO, VICTOR GOMES PITOMBEIRA