XI Congresso N/NE de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

Implementação do prontuário afetivo com idosos hospitalizadas: um relato de experiência

Objetivo

Este estudo teve como finalidade descrever a experiência da implementação do prontuário afetivo numa enfermaria geriátrica pelas psicólogas residentes enquanto estratégia de intervenção do cuidado humanizado.

Método

Trata-se de um relato de experiência realizado durante a implementação dos prontuários afetivos em uma unidade de internação para pacientes com diagnósticos de doenças crônicas em um Centro Geriátrico na cidade de Salvador, Bahia.

Resultado da experiência ou inovação

Participaram da implementação dos prontuários, 20 idosos com idade de 60 a 79 anos, sendo 11 do sexo masculino e 09 do sexo feminino. Na primeira etapa, os idosos foram orientados a respeito do cuidado humanizado e convidados a partilhar tais informações. No segundo momento, foi realizada a entrevista e coleta dos dados fornecidos pelos idosos e/ou familiares e confeccionados em material apropriado. Na terceira etapa, os mesmos participaram da fixação do prontuário finalizado e colhido o feedback

Discussão e Conclusões

Percebemos que com a implementação do prontuário afetivo, os idosos internados puderam estabelecer e fortalecer vínculos com a equipe multiprofissional através da valorização e reconhecimento de suas particularidades.
Compreendemos o prontuário afetivo enquanto uma estratégia de intervenção pautada no compromisso pelo cuidado humanizado e se mostrou um recurso de tecnologia leve de baixo custo e eficaz para favorecer a construção de vínculos entre paciente e equipe, bem como uma importante ferramenta para a personalização do idoso em uma unidade de internação para pacientes crônicos.

Palavras Chave

Humanização da assistência; Pessoa Idosa; Pacientes Crônicos.

Área

Gerontologia

Autores

Alana Cortes da Silva Moreira, Doranice Judice Silva Rapoli Brawne, Emilly Karoline Rabelo dos Santos, Mateus Vieira Soares